TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Tese: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  4.254 Palavras (18 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 contabilidade industrial na atualidae 4

3 sistema de acumulação de custos 5

4 Custeio variável 6

5 custeio por absorção 7

6 custos indiretos de fabricação 8

6.1 rateio dos custos indiretos 8

7 unidades equivqnetes de produção 9

8 produtos acabados e em processo 10

8.1 produtos em processo 10

8.2 produtos acabados 10

9 preço de venda 11

10 impostos sobre as venda 13

11 ponto de equilibrio 15

12 sistema de informação integrado 16

13 conclusão 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

O mundo mudou bastante nos últimos anos. Nunca se falou tanto em Custos, como se fala hoje, é difícil encontrar um gestor de empresas que não saiba falar o que é Custos ou no mínimo como fazer para otimizá-los. Mas não basta só saber e dominar os seus conceitos é preciso praticá-los.

Vivemos atualmente em uma realidade completamente diferente de outras já experimentadas. A era da competividade, nunca se falou tanto em mudanças. Mas além de conhecer o que está mudando, é importante para o sucesso das empresas, observar e avaliar como elas afetam e o que podem ser feito para se adequar a essa realidade que altera constantemente.

Administração de custos ajuda as empresas a obter um melhor desempenho em suas atividades, permite renovar e melhorar todas as estratégias de serviços, proporcionando o aumento de oportunidades de mercado fazendo com que a empresa se torne mais eficaz e organizada, melhorando e fortalecendo o comprometimento e satisfação dos funcionários e clientes, contribuindo assim para o desenvolvimento das atividades diárias de maneira mais eficaz.

A contabilidade de Custos é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos para aquisição de produtos ligados diretamente á atividade operacional da empresa. A contabilidade de custos auxilia o administrador, permitindo-o saber qual é o ponto de equilíbrio entre a produção e as vendas. E ajudando o administrador na sua tomada de decisão para de forma concreta e objetiva, definir suas metas de vendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período.

De posse dos conhecimentos necessários, podemos utilizar a Contabilidade de Custos para decidir que tipo de custo ou custeio se aplicará á atividade da empresa.

2 CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDAE

Contabilidade Industrial na Atualidade em termos de mercado de trabalho para o Contador as expectativas são excelentes, pois estamos entrando em uma era em que se está começando a reconhecer toda a importância da função contábil. Porém, com a evolução, exige-se algo mais do profissional que atua nessa área. Essa nova visão de contador é de um profissional que esteja em constante evolução, que deixe de ter uma postura de escriturador, guarda-livros ou despachante, e que se torne o anjo-da-guarda da empresa, estando apto a tomar decisões, a liderar, ou seja, ser um profundo conhecedor da empresa e se tornar o pilar indispensável para a continuidade e o crescimento da mesma.

Vai mais além de acumular cifras para preparar um balanço para efeitos impositivos ou registrar automaticamente uma ou várias operações: um software adequado pode produzir melhores rotinas. A Contabilidade é uma profissão que oferece um leque amplo de alternativas profissionais, e atualmente algumas especializações têm oferecido boa remuneração e satisfação profissional, como: administração financeira, custos e auditoria, pois bons profissionais nessa área ainda são escassos. Entretanto, para que uma evolução concreta ocorra, em especial no Brasil, é necessário investir na formação de tais profissionais e pesquisas, e não depender apenas de adaptações de princípios norte-americanos.

Atualmente, a escrituração contábil se dá de forma muito prática e rápida. A inserção do figurado computador no processo de contabilidade compensou a relação do binômio custo-benefício. Os softwares específicos da área têm facilitado enormemente os cálculos, os informes etc. Os sites também têm contribuído significativamente com a exposição dos relatórios contábeis para os usuários externos e ajudados de maneira muito importante às pesquisas sobre os assuntos contábeis diversos. Mas o advento da tecnologia não substitui, de forma alguma, a figura do Contador, sendo esse essencial para a empresa, primeiro porque é obrigatório, segundo porque nenhuma máquina toma decisões, analisa fatores internos e externos, busca soluções nem mesmo pensa de forma humana e flexível, portanto nada substitui o ser humano. É uma idéia errônea pensar que máquinas substituem o homem, elas são feitas para o auxilio na profissão, para a agilidade das informações, e nesse sentido cumprem muito bem com o seu papel.

3 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas á gestão de custos. Podem ser classificados quanto ao processo produtivo e ao modelo de gestão.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fabrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.

Quanto ao processo produtivo, quando a fábrica produz de modo continuo, em serie ou em massa, a preocupação da Contabilidade de custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e, em seguida, dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período. O sistema de custos de itens individual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com