TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Tese: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Tese  •  3.989 Palavras (16 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 16

O objetivo deste trabalho é relatar a contabilidade como um elemento de geração de informações gerenciais, fiscais, econômicas e financeiras. As entidades com fins lucrativos, como indústria, comércio e serviços, precisam apurar, em decorrência das normas contábeis e fiscais, os respectivos custos, para apurarem o resultado. Explicaremos a diferença da apuração dos custos que se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc.

Explanamos os métodos de custeio e a diferença ente eles, demostraremos a importância de preço de vendas na geração de lucro assim como as unidades equivalentes de produção e o método de custeio ABC e o ponto de equilíbrio. Relataremos a importância do sistema de informação integrado na empresa e a contabilidade gerencial dentro das empresas. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas, para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível.

Os gestores de empresas precisam aproveitar as informações geradas pela escrituração contábil, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz o uso da contabilidade.

2. Gestão industrial

Gestão industrial gera informações para apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas. A identificação de pontos de gargalos é facilitada, através da geração de gráficos e relatórios gerenciais.

2.1 Diferenças de apuração de custo das vendas de uma indústria comparada à empresa de comercio varejista

As empresas industriais caracterizam-se pelo fato de atenderem às necessidades da clientela oferecendo a estes produtos diferentes dos que compram. As empresas industriais modificam os bens adquiridos, transformando-lhes a estrutura ou a composição, às vezes agregando-lhes outros materiais, às vezes agindo sobre eles de tal modo que passam ter nova aplicação ou nova utilidade.

A administração de uma empresa exige uma organização interna capaz de desenvolver com precisão as funções. E para montagem dessa estrutura de apoio é necessário que se considere, em primeiro lugar, que nas empresas industriais ocorrem duas modalidades distintas de operações:

a) - operações que se prendem à indústria propriamente dita, isto é, referentes à transformação da matéria prima no produto ou nos produtos visados:

b) - operações comerciais, referentes ao movimento de compras e vendas e ao controle financeiro e econômico dessas operações.

As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

O objetivo principal e de analisar as atividades contábeis de uma empresa e as modificações ocorridas em seu Patrimônio, podendo assim tomar posicionamentos seguros em futuros investimentos e ter a responsabilidade de tomar decisões para o sucesso da empresa. Normalmente as entidades comerciais são separadas em Atacadistas e Varejistas. Atacadistas: destinados a venderem grande quantidade de bens de consumo indiretos a preço menor, geralmente os atacadistas vendem seus produtos para empresas industriais, agrícolas, que utiliza os produtos do atacado como matéria prima ou suprimentos, as mercadorias vendidas pelo atacadista nunca vão diretamente para o consumidor final. Varejista: destinados à venda direta para os consumidores finais.

2.2 A contabilidade de custos

A contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular contábil e apoiada por elementos de suporte como planilhas, rateios, cálculos, controles utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços. Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal;

Apurar o custo dos produtos e serviços vendidos no caso das empresas comerciais, o custo das mercadorias vendidas dando suporte à tomada de decisões gerenciais no tocante a fixação do preço de venda, atendendo à necessidade de controles e informações específicas para o atendimento à legislação fiscal. A contabilidade de custos coleta e classifica, registrando os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzida, horas trabalhada, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

A Contabilidade de Custos tem a função de avaliar estoque, e também acaba assumindo outras atribuições administrativas. São muitos os objetivos da contabilidade de custos. Em algumas decisões, utilizam de instrumentos matemáticos e estatísticos tornando mais úteis e exatas as informações produzidas. Os sistemas de custeio são estabelecidos em conformidade com as necessidades dos usuários e segundo a natureza das atividades e operações da entidade. O Contador deverá analisar, em conjunto com o usuário, qual o melhor sistema a ser implantado, pois eles permitem o acumulo custos por objeto de custeio e atenderão, através de informações fornecidas, diversas necessidades gerenciais.

O custeio direto, ou custeio variável, é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são consideradas como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. Desse modo, o custo dos produtos vendidos e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com