TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da segurança do trabalho

Ensaio: Gestão da segurança do trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Ensaio  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Rio de janeiro, 26 de setembro de20 13.

UNESA – Universidade Estácio de Sá.

Gestão de segurança privada.

Gestão da segurança do trabalho.

________________________________________

Questionário:

I – como a segurança do trabalho é regulamentada no Brasil? Que portaria?

No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais são regulamentadas na forma do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) como reza a NR4. A portaria que trata do assunto é a 3.214 de 08 de Junho de 1978, publicada pelo ministério do trabalho e emprego.

II – Quais os objetivos da segurança do trabalho?

A segurança do trabalho tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

III – Qual a diferença de doença do trabalho e doença profissional?

Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada profissão, ou função, ou seja, está diretamente ligada a profissão do trabalhador, quando não há duvidas quanto ao enquadramento da doença. Ex:: Saturnismo (intoxicação provocada por chumbo). Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, quando há necessidade de investigação para a caracterização do nexo causal. Ex:: Disacusia (surdez – em local realizado em local extremamente ruidoso.)

IV – De que se trata a NR1? Qual o objetivo?

A NR1 trata das disposições gerais (iniciais). Esta NR tem o objetivo de estabelecer os critérios para implementação das demais normas, nelas estão estabelecidas as O.S.(ordens de serviço) e também estabelecer a importância, funções e competência da Delegacia Regional do Trabalho.

V – Qual a função da CAT? Pode uma empresa operar sem esse documento? Explique:

A CAT é o documento é fundamental para o recebimento de benefícios em caso de doenças e acidentes de trabalho. É através da CAT que a empresa comunica ao INSS o incidente ou acidente de trabalho, e informa todos os dados que serão necessários para o atendimento previdenciário e trabalhista e a constituição de dados estatísticos e epidemiológicos. Uma empresa não pode operr sem esse documento pois, tal operação esta prevista em lei.

VI – Qual a diferença entre incidente e acidente? Explique um cenário com estas situações.

Acidente é um evento não programado nem planejado, portanto indesejável, que resulta em perda de tempo, lesão, doença ou morte do indivíduo ou causa algum dano a propriedade. Já os incidentes são eventos que tem o potencial de gerar um acidente.

Uma operária esta transportando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com