TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gravidez Na Adolescência

Trabalho Universitário: Resenha Gravidez Na Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  2.155 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho, tem o intuito de questionar e refletir à uma justificativa clássica, adotada principalmente pelos profissionais da saúde, ao que diz à respeito sobre a gravidez na adolescência. Ao abordar o tema anteriormente citado, nota-se – na maioria das vezes – o emprego da palavra indesejada, para explicar o fato da gravidez, nessa faixa etária, considerada inapropriada. Contudo, percebe-se que a psicanálise vem com explicações que podem mudar a visão de muitos perante as adolescentes grávidas e até mesmo solucionar tal “problema”, através de políticas públicas, considerando que as atuais não estão tendo efeito.

É sabido e notável também, os investimentos do governo, visando a prevenção da gravidez precoce, são campanhas nas TVs, atendimento gratuitos em postos de saúdes, palestras sobre sexualidade nas escolas públicas, fornecimento gratuito de camisinhas. Contudo, todas estas tentativas, não estão surtindo efeito, tendo em vista que a cada ano, o número de adolescente grávida aumenta. Argumentos alegando falta de informação, podem ser descartados, pois no século XXI a globalização vem permitindo um acesso às informações, até mesmo democrático.

Tal fato supracitado, ajuda na compreensão a respeito do que a psicanálise tem a esclarecer sobre a questão da “gravidez indesejada” , termo muito utilizado atualmente. Percebe-se então, que por mais que a maternidade nas adolescente não fosse algo planejado, o desejo – mesmo que inconscientemente – existiu.

Ao analisarmos minimamente os diversos csos da gravidez na adolescencia e associarmos apsicanalise – principalmente as teorias Freudianas – percebemos diversos fatores que explicam esse desejo inconsciente da adolescente em ter um filho

Atraves das Teorias de Freud, percebe-se que para a adolescente ter um filho significa a transiçao de ser menina par o ser mulher. Ou seja, a maternidade funciona como um requisito para a feminilidade.

Outro aspecto facilmente notavel nas classes sociais mais populares, e que a meninas, por falta de pespectiva, na maioria das vezes, profissional, buscam por meio do filho, um reconhecimento, perante a sociedade, visto que, ser mae e valorizado na sociedade atual.

Os atos falhos podem ser considerados decorrência de um equívoco que pode se manifestar através da fala ou até mesmo em uma ação física. Freud evidenciou que tal era um sintoma da relação entre o intuito consciente da pessoa e o reprimido. Com isto, pode se relacionar o fatodas adolescentes não aderirem aos métodos contraceptivos, e ao engravidarem se culpabilizarem, pois possuíam conhecimento e acesso a tais métodos.

Com isso percebe-se que existe um desejo inconsciente na mulher, ou seja, o que de fato de fato, desmitifica o termo indesejado, que poderia ser trocado pelo termo gravidez não-planejada. Tal fatopode ser explicado, pelas inúmeras medidas preventivas existentes, que atualmente todas tem acesso, porém as mesmas não a utilizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com