TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravimetria Como método Para Determinação Da Umidade

Artigo: Gravimetria Como método Para Determinação Da Umidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  3.549 Visualizações

Página 1 de 5

O elevado teor de umidade influencia na estabilidade da ração, já que o aumento deste propicia o desenvolvimento de micro-organismos que podem ocasionar a perda dos nutrientes e alteração das características da ração, devendo ser controlado pelo fabricante. Além disso, significa que o consumidor está comprando mais água e menos ração.

5. APLICAÇÃO DA GRAVIMETRIA –

MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE

A análise gravimétrica é um método analítico quantitativo cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível.

A questão se complica, do ponto de vista da análise quantitativa, pelo fato do teor de água ser uma quantidade variável, que depende da umidade, da temperatura do ambiente e do seu estado de subdivisão do material.

O teor de água retido por um sólido tende a diminuir com a elevação da temperatura e o decréscimo da umidade atmosférica. A extensão destes efeitos e maior ou menor rapidez com que elas se manifestam diferem consideravelmente conforme a maneira como a água se encontra retida no sólido.

O princípio desta análise consiste em deixar o material em uma estufa com temperatura de 105º C e somente retira-lo quando não houver mais diminuição do peso da amostra, e, a partir do peso inicial (matéria natural) e final (matéria seca), calcula-se a umidade.

Todos os ingredientes utilizados na fabricação de rações animais possuem uma determinada quantidade de água, que indica a qualidade do produto. Materiais com alta umidade tendem a ter uma degradação maior, enquanto que alimentos muitos secos apresentam problemas no aproveitamento dos nutrientes pelo animal. Segundo TORRES (1981), o teor de umidade dos alimentos secos que constituem a ração farelada, varia de 4 a 10 % nos subprodutos industriais e de 9 a 14 % nos grãos. A mistura, depois de pronta, geralmente contém de 10 a 12 % de umidade.

Cálculos:

A= peso da amostra úmida;

B= peso da amostra seca;

Umidade gravimétrica = (U%)

U% = 100(A-B)/B

5.1 ANÁLISES ESTUDOS E RESULTADOS

As análises são precedidas por pesquisa de mercado, constituída pelos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (IPEMs).

Os estudos são comparados com as informações que os próprios fabricantes declaram nas embalagens, chamadas "níveis de garantia". Isso é necessário para o consumidor saber se essas informações são de fato confiáveis, ou seja, se ele pode basear sua decisão de compra na informação que lhe é apresentada.

A Instrução Normativa n.º 09, do Ministério da Agricultura, estabelece os seguintes limites:

Parâmetro Limite cães adultos (%) cães em crescimento (%) gatos adultos (%) gatos em crescimento (%)

Umidade Máximo 12,0 30,0 12,0 12,0

Em ambos os casos, os limites são obrigatórios e devem ser respeitados.

A análise consiste em comparar os resultados das amostras com os respectivos níveis de garantia, declarados pelos próprios fabricantes nas embalagens.

Os níveis de garantia estabelecem a qualidade do produto oferecido ao consumidor, garantindo um padrão de qualidade que depende de um controle adequado do processo produtivo e da matéria-prima utilizada.

Em outras palavras, é a "declaração da qualidade" do produto, feita por quem o fabrica.

A obrigatoriedade da declaração dos níveis de garantia está prevista no Decreto 76986/76: "os produtos para alimentação animal somente poderão ser expostos à venda, quando contenham, em seus rótulos ou etiquetas, os níveis de garantia (...)"

Os resultados possibilitam conclusões sobre risco à saúde dos animais, uma vez que recomendações veterinárias para dietas específicas podem tomar por base o que os fabricantes declaram. Além disso, existe o risco de concorrência desleal, na medida em que os produtos recebem de seus fabricantes classificações como "Premium", "Super Premium", etc., que se baseiam na precisão dos níveis de garantia e concorrem na mesma faixa de preço que produtos similares de seus concorrentes.

6. CONFORMIDADE

A apresentação dos resultados obtidos nos ensaios realizados em amostras de rações para cães e gatos consiste em uma das etapas do Programa de Análise de Produtos, coordenado por exemplo; pela Diretoria da Qualidade do Inmetro e que tem por objetivos:

a. prover mecanismos para que o Inmetro mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação dos produtos e serviços aos Regulamentos e às Normas Técnicas, contribuindo para que ele faça escolhas melhor fundamentadas, levando em consideração outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com