TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPERTENSÃO DO SANGUE

Projeto de pesquisa: HIPERTENSÃO DO SANGUE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

HIPERTENÇÃO ARTERIAL

Pressão Arterial

A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sangüíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vai para frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo.

2. Desenvolvimento

Em cada cinco pessoas, uma é hipertensa (20% da população)

Isto significa que entre cinco pessoas do seu conhecimento, incluindo você, uma deve ser hipertensa. A hipertensão é definida pela alteração constante da pressão arterial acima de 14 por 9 ou 140 x 90 milímetros de mercúrio. Mas atenção, só é considerada pressão alta quando ela permanece elevada consistentemente.

Números de uma medida de pressão arterial

Significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro número, ou o de maior valor, é chamado de sistólico, e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração. O segundo número, ou o de menor valor é chamado de diastólico, e corresponde à pressão na mesma artéria, no momento em que o coração está relaxado após uma contração. Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal, mas em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg é o valor considerado ideal. O local mais comum de verificação da pressão arterial é no braço, usando como ponto de ausculta a artéria braquial. O equipamento usado é o esfigmomanômetro ou tensiômetro, vulgarmente chamado de manguito, e para auscultar os batimentos, usa-se o estetoscópio.

Pressão Sistólica e Pressão Diastólica

A pressão mais alta obtida durante a fase de contração do coração é denominada pressão sistólica e a pressão mais baixa, que ocorre durante a diástole ventricular, representa a pressão diastólica.

Resistência Vascular Periférica

A resistência que os vasos opõe ao fluxo sanguíneo determinará a nossa pressão arterial. Esta resistência depende basicamente da viscosidade sanguínea, do comprimento e do diâmetro do vaso.

Débito Cardíaco

É a quantidade de sangue bombeada pelo ventrículo esquerdo para a aorta a cada minuto. É talvez o fator isolado mais importante que devemos considerar em relação à circulação, por ser o responsável pelo transporte de substâncias para os tecidos e a partir destes.

Medidas preventivas

Controlar o stress faz parte das medidas necessárias para o controle da hipertensão arterial. Mudar hábitos nem sempre é fácil, no entanto, algumas dicas podem favorecer essa mudança. Como estabelecer prioridades no início do dia, organizar o tempo, dedicar uma parte dele para o lazer - nem que seja por alguns minutos, aprender a relaxar durante as actividades, praticar exercícios, efectuar as refeições de forma pousada, preferindo as verduras, frutas e legumes. Não misturar as questões de casa com as do trabalho, não lutar contra os problemas que não podem ser resolvidos de imediato. Não lutar pela posse da verdade, achando que o outro está sempre errado ou contra você.

Tomar o medicamento anti-hipertensor indicado pelo médico mesmo que não esteja sentindo nada

Leite desnatado (magro), hortaliças, vegetais, frutas, grãos, óleos não saturados como o de oliva, milho, girassol e soja são ingredientes essenciais para prevenir as complicações da hipertensão, como também são fontes de sais minerais, como magnésio e o potássio, que auxiliam no controle da pressão arterial. O uso desses alimentos associados ao exercício físico também auxiliam no controle de peso, reduzindo o risco da doença que é muito maior nos obesos.

Fatores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com