TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOSPITAL DO SÓDIO

Projeto de pesquisa: HOSPITAL DO SÓDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

CLORETO DE SÓDIO

INTRODUÇÃO

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl. O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero.

O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado. É um sólido cristalino e branco nas condições normais.

Cloreto de sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessárias para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. O aumento excessivo de sal causa risco de problemas de saúde como pressão alta.

A sua obtenção pode ser através da água do mar, evaporação, decantação e centrifugação, secagem e peneiração.

UTILIZAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO

O sal é utilizado em várias aplicações, como a manufatura de papel e a produção de sabão e detergentes.

No Brasil, os principais estados produtores são o Rio Grande do Norte, no chamado Pólo Costa Branca; e o Rio de Janeiro, na chamada Região dos Lagos. Nestes estados o sal marinho é obtido através do bombeamento da água do mar para salinas formadas por tanques de evaporação a céu aberto. Depois que a água evapora, o sal que resta no fundo é raspado, empilhado e conduzido às refinarias.

As substâncias que pode ser obtidas através do cloreto de sódio são; Hidróxido Sódio NaOH, Cloro Cl, Hidrogênio H, Acído Clorídrico HCl e Sódio Na.

É utilizado em larga escala na produção de hidróxido de sódio, cloro, hidrogênio e indiretamente ácido clorídrico por eletrólise de sua solução aquosa (processo cloro-álcali).

O sal também é utilizado para a produção de gás cloro e de sódio metálico, através da eletrólise ígnea. Além disso, este mineral é o de maior utilidade aplicada entre todos, sendo utilizado em mais de 16 mil formas diferentes.

Para formar um composto iônico é necessário pelo menos um metal e um não metal. O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion).

Os íons que entram na composição de um composto iônico podem ser simples átomos, como ocorre no sal de cozinha ( Na+ Cl- )

Na (Z=11): 1s²2s²2p63s¹

Cl(Z=17): 1s²2s²2p63s²3p5

O sódio possui 1 elétron na última camada, bastaria perder este elétron para que ele fique "estável" com 8 elétrons na 2ª camada, cloro possui 7 elétrons na sua última camada é bem mais fácil ele receber 1 elétron e ficar estável do que perder 7 elétrons para ficar estável, sendo isto o que acontece. Sendo assim, é interessante ao sódio doar 1 elétron e ao cloro receber 1 elétron.

Quando se encontram em estado sólido, os sais inorgânicos têm seus íons posicionados em um arranjo chamado rede cristalina. Nesta rede, os ânions e os cátions se encontram imobilizados (travados)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com