TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habitos E Consumos Alimentares Dos Atletas

Trabalho Universitário: Habitos E Consumos Alimentares Dos Atletas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

HABITOS E CONSUMO ALIMENTARES DE ATLETAS NADADORES

Cíntia Corrêa Didio; Greice Marques Machado

Unilasalle – Canoas – RS

cintiacdidio@hotmail.com ; gre_marquesmachado@hotmail.com

INTRODUÇÃO:

Tendo em vista o grande interesse em realizar uma pesquisa com atletas nadadores com o objetivo de conhecer seus hábitos e consumo alimentares, bem como avaliar a adequação do consumido e recomendado.

A maior parte da população acredita que atletas são os modelos de saúde física e mental, e por isto seu estado nutricional e o seu consumo alimentar devam ser superior ao dos não atletas.

De acordo com os dados disponível na literatura, parece que existem poucas razões para que a dieta dos atletas seja diferente das pessoas sedentárias. Só existe exceção no que se refere ao aporte energético, que deve ser maior, e a ingestão de carboidratos que deve ser em maior quantidade na forma de carboidratos complexos.

MATERIAL E METODO:

Foram estudados 27 atletas nadadores, sendo 14 sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade entre 13 e 21 anos, pertencentes ao Lira Tênis Clube ( Florianópolis SC ), que foram voluntários para o trabalho.

Esses atletas tinham um treino médio diário de 2 horas, que consistia nos quatros estilos de natação (crawl, peito, costas e golfinho).

as informações sobre o consumo dietético dos atletas foram coletadas através da aplicação do método do registro alimentar de sete dias, no qual os indivíduos registraram todas as refeições, alimentos e preparações, em medidas caseiras que depois eram convertidas em gramas a fim de se calcular o consumo de energia e nutrientes, através de tabelas de composição de alimentos. Aplicou-se também, um questionário de freqüência qualitativa de alimentos, no qual se obteve informações sobre o numero de vezes que cada alimento foi consumido. Para os cálculos das recomendações nutricionais , aplicou-se um questionário onde foram registrados todas as atividades realizadas, horas gastas. Em relação á contribuição percentual de carboidratos (CHO), proteínas(PTN), e lipídeos(LIP), a recomendação

baseou-se na sociedade BRASILEIRA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO.

RESULTADOS:

Entre homens e mulheres, a ingestão dietética reflete a ampla variabilidade entre os indivíduos de sexos diferentes. A ingestão de energia e de nutrientes (exceto a vitamina C) foi maior para os homens. A media de ingestão de calorias para os homens foi de 3125 e para as mulheres de 1865;em proteínas, os homens tiveram o consumo de quase duas vezes maior que as mulheres.

TABELA: Ingestão de energia e nutrientes baseados em registro alimentar de 7 dias, dos atletas nadadores

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO:

Foi observado que durante os exercícios de longa duração, quanto os estoques de glicogênio são esgotados, a proteína é utilizada como fonte de energética,quando a ingestão energética e proteína são suficientes, isto não ocorre .Ao analisar a adequação da dieta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com