TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL: UMA ANÁLISE Á LUZ DE MARKETING SOCIAL

Por:   •  29/8/2018  •  Monografia  •  5.092 Palavras (21 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 21

TIAGO SANTOS DE MELO

CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL:  uma análise à luz de marketing social

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BANANEIRAS-PB

2017

TIAGO SANTOS DE MELO

CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL:  uma análise à luz de marketing social

Pré-projeto apresentado a Coordenação do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba, em atendimento as exigências para obtenção do Grau de Bacharelado em Administração.

Orientador: Professora Stephanie Ingrid Souza, Doutora.

BANANEIRAS-PB

2017

  1. Sumário

1        INTRODUÇÃO        2

1.1        Apresentação        2

1.2        OBJETIVOS        2

1.2.1        Objetivo Geral        2

1.2.2        Objetivos Específicos        2

1.3        JUSTIFICATIVA        2

2        MARKETING SOCIAL        2

3        MARKETING SOCIAL E ALIMENTAÇÃO        2

4        ASPECTOS MOTIVACIONAIS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL        2

5        METODOLOGIA        2

5.1        Caracterização da Pesquisa        2

5.2        Instrumento de pesquisa e processo de coleta de dados        2

5.3        Analise e tratamento dos dados        2

REFERÊNCIAS:        2

CRONOGRAMA        2

  1. INTRODUÇÃO

  1. Apresentação

Cotidianamente, o papel dos alimentos sempre fornecer a entrada de energia suficiente para a sobrevivência humana, diversas mudanças trouxeram implicações no modo em que tal necessidade seria atendida, tanto em termos de variedade alimentar como em, disponibilidade, padrões de consumo, preferências e significados (Chamberlaim, 2004).

Tais mudanças no comportamento alimentar elevaram a condição de alimento de necessidade básica de nutrição para um patamar de prazer e de sabor, o que conduziu as autoridades públicas a se preocuparem com o risco potencial de consumo de alimentos. Várias doenças tem causas dietéticas ou podem ser parcialmente evitadas a partir da prática alimentar. Em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma série de medidas destinadas a persuadir as pessoas a adoção de uma dieta saudável, já o Brasil revisou o seu Guia Alimentar para a população brasileira que apresenta iniciativa para o consumo de alimentos in natura e orienta a restrição do consumo de alimentos ultraprocessados.

 A Organização Mundial de Saúde (2008) ressalta a problemática entre a dieta e a saúde, mas que pouco se sabe sobre como efetuar mudanças comportamentais e sistemáticas a níveis populacionais. Portanto, o comportamento alimentar saudável pode ser um dos comportamentos alvo do marketing social, ao classificar a alimentação saudável como um comportamento de saúde. E é definido segundo Gochman (1997) como uma atividade que inclui padrões comportamentais, ações e hábitos que se relacionam com a manutenção da saúde, a restauração da saúde e para a melhoria da saúde.

O Marketing social é um dos campos de estudos do marketing que busca eliminar problemas e carências sociais, é uma ferramenta que pode ser utilizada para fins sociais com o planejamento e controle de programas que possam influenciar o compartilhamento de ideias e assim provocar alteração no comportamento almejando bem-estar social. Sua principal característica é a atividade não empresarial, que não visa lucro, mas tem foco em objetivos sociais, e sua contribuição no preenchimento da lacuna existente entre o setor corporativo e o bem-estar público.

De maneira geral, a conduta alimentar com excesso de produtos industrializados pode ser a origem de problemas de saúde pública, como são consideradas as doenças crônicas não transmissíveis (por exemplo: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares).

Dessa forma, o Marketing Social como campo de estudo que busca a mudança de comportamento que afeta de forma negativa o bem-estar do indivíduo e da sociedade no qual faz parte (ANDREASEN, 1994), traz uma grande contribuição ao tema estudado, pois busca apresentar os benefícios da adoção do habito alimentar saudável como forma preventiva a possíveis doenças que podem ser evitadas através de hábitos alimentares saudáveis, melhorando a saúde e bem-estar do indivíduo adotante.

Visto que o marketing social tem proporcionado relevantes contribuições no âmbito de saúde pública e sua aplicação traz vários benefícios em diversas causas sociais (Carins; Rundle-Thiele, 2013). Sob esta ótica, o presente estudo será uma análise da promoção de comportamentos saudáveis, verificando quais fatores influenciam a adoção de uma alimentação saudável e suas variáveis.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Compreender quais os elementos que caracterizam o comportamento em favor da adoção de uma alimentação saudável.

  1.  Objetivos Específicos

a) Analisar os fatores que influenciam os motivos de escolha de uma alimentação saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (264.4 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com