TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herança Genética

Artigo: Herança Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

Herança ligada ao sexo

Escola Estadual Básica Valério Gomes

Alunos: Lilian Russi, Lucas Russi, Naryelen Pedroso, Welliton Tavares, Yuri da Silva

Série: 3ª

Professora: Angelina Bitencourt

Hipertricose auricular é uma herança ligada ao cromossomo Y

(Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/heranca-do-sexo.htm)

12/10/2014

ÍNDICE

Introdução 3

Herança ligada ao sexo 4

Daltonismo 4

Hemofilia 4

Herança ligada ao cromossomo Y 5

Herança influenciada pelo sexo 5

Conclusão 6

Bibliografia 7

INTRODUÇÃO

Normalmente os seres humanos possuem 46 cromossomos, sendo 23 herdados do pai e 23 herdados da mãe. O cromossomo sexual masculino é formado por XY e o cromossomo feminino por XX, a partir disso se estuda e se observa se há quaisquer alterações em seus genes que podem vir a causa algum tipo de doença. Existem as heranças ligadas ao cromossomo X que podem serem transmitidas tanto para o sexo feminino quanto para o masculino como também existem heranças ligadas ao cromossomo Y que só estão presentes em seres do sexo masculino.

HERANÇA LIGADA AO SEXO

Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY.

Na meiose, todos os óvulos apresentarão cromossomo X, e os espermatozoides, metade X e outra metade Y. Assim, na fecundação é que será determinado o sexo da prole, sendo este determinado pela presença do Y (sexo masculino) ou pela sua ausência (sexo feminino).

Genes ligados ao sexo se situam no cromossomo X e a herança deste tipo é denominada herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X. Assim, a mulher pode ser homozigota ou heterozigota e os homens, apenas homozigotos. Indivíduo do sexo masculino, quando possuir caráter recessivo, poderá manifestar a doença. Já para mulher manifestar a doença, é necessário que seja homozigota recessiva.

DALTONISMO

Consiste na dificuldade de percepção de tons verde, amarelo e vermelho, em razão de um alelo alterado de um gene em X: o alelo d. O alelo D é responsável pela condição normal.

Assim, uma mãe portadora, mas não daltônicacom um pai normalresultarão em uma prole:

HEMOFILIA

A hemofilia é uma doença hereditária que se caracteriza pelo retardo no tempo de coagulação do sangue em face de deficiência na produção do fator VIII, uma proteína codificada pelo gene dominante (H) e não codificada pelo seu alelo recessivo (h), localizados no cromossomo X.

Dessa forma, a transmissão da anomalia está ligada a um cromossomo sexual, manifestando hemofilia no organismo feminino, quando em homozigose recessiva, e no organismo masculino, quando simplesmente possuir esse gene recessivo, em consequência do outro cromossomo sexual masculino ser o Y.

Segue abaixo um quadro resumo contendo os possíveis genótipos e respectivos fenótipos (normal e hemofílico), segundo o gênero do indivíduo e o exemplo de um possível cruzamento:

Sexo

Genótipo → Fenótipo

Masculino

XHY → homem normal

XhY → homem hemofílico

Feminino

XHXH → mulher normal

XHXh → mulher normal portadora

XhXh → mulher hemofílica

HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO Y

Os genes holândricos, que se localizam nas regiões do cromossomo Y sem homologia no X, são herdados apenas pelos homens, sendo transmitidos diretamente de pais para filhos. Um exemplo de gene holândrico é o SRY, que condiciona o desenvolvimento dos testículos nos embriões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com