TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Movimento Etnometodologico

Por:   •  18/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Historia do Movimento Etnometodologico

O movimento etnometodologico é conhecido  como uma corrente sociologica que iniciou com o teorico Harold Garfinkel,  um grande pensador e pesquisador, com ele teve varios influenciadores que conribuiram com seus pensamentos e que ajudaram a dar sustento a suas pesquisas, levando em conta as correntes teroricas de Hussrl, Schutz, Aron Gurwitsch e Merleau Ponty. O seu primeiro trabalho foi publicado em 1949 que trata sobre o tema crimes inter-raciais.

Esse artigo que ele produz, tem como principal ideia os pensamentos de Willian Thomas, essa ideia presupoe as situacoes cotidiana da vida. Thomas considera que “Se as pessoas definem certas situacoes como reais, elas sao reais em suas conseguencias”. Ou seja, e o mesmo que dizer que a ntepretacao de uma situacao sendo ela boa ou nao causara um certo tipo de acao.

E esse pensamento foi essencial para entender e formar a etnometodologia, ela trabalha na compreensao sobre os sujeitos, como ele veem, como se comportam e  que a realidade se baseam na sua vida e no  cotidiano de um individuo.

Garfinkel em 1952, defende a sua tese de doutorado conquistando uma renomada vaga na Universidade de Ohio, em 1954 ele comeca a lecionar na universidade da californa em los angeles conhecendo assim renomados pioneros da etnologia da omunicacao como Dell Hymes.

Alem dessas experiencas trabalha tambem no intituto nacional de doencas mentais consagrando-se com seus trabalhos da escola de medicin. E e nesse contexto que Garfinkel se interressa pelo “caso Ines’’, um transexual que sera um ponto fundamental para salientar seus estudos.

Em 1955, Aarao Cicourel vai conquistar o seu grande titulo de mestre pela UCLA, e esse brilahnte papel vai ser um ponto fudamental para a historia da etnometodologia, isso por que é responsavel pela impementacao da “rede”, e para isso tem o apoio dos pesquisadores Wieder, Sacks, Zimmermann, Rosstte, Merman e Castañeda.

John Kitsuse em 1963 lanca um estudo sobre os decisores em materia de educacao. No final dos anos 60 é que de fato a etnometodologa ganha uma difusao intelectual, comecando a se manisfestar mais claramente.  Com o caracter aparentemente anti- sociologiico ela ganha impulso atraves do movimento estudantil que foi caractrizzado como contestador e de contracultura.

Em 1967 e publicado o livro fundador de Garfinkel, que no entanto ele considera que na socologia devem entao “ considerar os fatos sociais como realizacoes praticas”.  E que “ o fato social nao é um objeto estavel, mas o produto da continua atividade dos homens , que aplicam seus conhcimentos, processos, regras de comportamento”.

Atraves de uma nova geracao de esudants em santa barbara é que o crescimento da tese de Garfinkel faz com que o movimento etnometodologico ganhe espaco e fortaleciemtno. Foram com importantes publicacos que nortearam o seu cresciemtno, umas dels foi a publicacao da obra de Sudow que fala sobre a administracao hospitalar da morte  do Cicourel que trata sobre a delinquencia juvenil e a de Peter McHugh sobre a defincao da situacao.

Um importantisso artigo publicado prublicado  por Zimmermann e Pollner no ano de 1970 fala sobre o mundo cotidiano, que é entendido como um fenomeno. Foi a mais importante apresentacao sistematica daquela epoca, considerando a postura etnometodologica em relacao a postura da sociologia padrao.

A etometologia comeca a dividir-se aprtir ds anos 70, e eles se dividem em dois gurpos: os analistas da conversao, que tentam encontrar nos discursos e conversas as diveras formas de recontrucaoes contextuais que ajudam a dar continuidade e sentido; e a dos socilogos, que acreditam que as fronteiras da disciplina sao restritas uando relacionadas aos objetos tradicionas que a sociolgia trabalha. E e nesse contesto que nos anos 70 acontece o grande crescimento do movimento etnometodologico e o avanco para outros lugares, embora seja construida de forma lenta, algumas publicacoes comecam a se florar algumas teses com inspracao etnometodologica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com