TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do LHC

Monografias: História Do LHC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Historia do LHC

O LHC (Large Hadron Collider) é um experimento científico que tentará reproduzir uma situação molecular e microespacial semelhante a que ocorreu após o estouro do Big Bang e o maior acelerador de partículas, de maior energia existente do mundo . Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia por partícula, ou núcleos de chumbo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra

Com o início do funcionamento de LHC está aberto uma nova porta para descobertas importantíssimas na área da Física de Partículas Elementares

Tudo no experimento é microscópio, menos a energia que terá explosão de 14 trilhões de volts, 120 megawatts, eletricidade capaz de abastecer mais de 40 mil casas. A micro-explosão gerará um microscópio buraco negro, que por instabilidade desaparecerá em segundos, podendo expor aos cientistas estudo sobre a “matéria negra do universo”.

Muitos acreditam que com o experimento através do LHC surgirá risco enormes para a humanidade, como por exemplo a formação de buracos negros. Tais riscos acabariam com a vida na terra. Porém há cientistas que acreditam que esses buracos negros só poderiam ser criados no LHC apenas se a teoria das cordas, que diz que o universo tem bem mais do que as quatro dimensões que conhecemos, estiver correta. Caso ao contrário precisaríamos de muito mais energia para produzir tais riscos.

Apesar de muito se ouvir que alguns cientistas querem brincar de DEUS recriando todo o Big Bang em laboratório, a invenção do LHC procura primordialmente saber de onde vem a massa das partículas elementares, acreditando que a responsável pela massa dessa partícula seja uma outra partícula chamado de bóson de Higgs, que supostamente se “acopla” às partículas elementares dando-lhes massa. Se encontrarmos o tal bóson de Higgs no LHC será um grande passo para a ciência, se não encontrarmos, precisaremos rever nossas teorias sobre o assunto.

Objetivos

O colisor LHC tem como principal objetivo estudar o Big Bang e descobrir a chamada Partícula de Deus, comprovando a existência da mesma, a qual se acreditava que seria capaz de criar a massa de uma outra partícula. Em 2012 o experimento obteve sucesso, e a chamada partícula de Deus deixa de ser uma teoria e passa ser uma realidade. Com a descoberta de tal partícula pode entender melhor a teoria do big bang.

Curiosidades sobre o LHC:

O LHC envolve milhares de cientistas, levou uns 20 anos para construir e custou mais de dez mil bilhões de dólares. Vale a pena? Os físicos acham que sim pois o custo é uma fração mínima do PIB mundial e pode trazer alguns dados do Universo em que vivemos e quem sabe entender um pouco mais da matéria escura que o domina.

Porque o LHC fica no subsolo ? Uma das razões é o fato de que encontrar um imóvel de 27 quilômetros acima da terra é algo realmente caro. Outro detalhe interessante é que toda a terra e rochas acima do aparelho servem como um excelente escudo contra a radiação natural que pode alcançar seus detectores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com