TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hstória Da Hemofdinâmica

Pesquisas Acadêmicas: Hstória Da Hemofdinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  230 Visualizações

História da Hemodinâmica

Os primeiros estudos da hemodinâmica foram realizados em 1944 por Claude Bernard, alguns anos antes de Roentgen descobrir os raios X. Claude Bernard introduziu um cateter através da veia jugular e artéria carótida de um cavalo, até o lado esquerdo e direito do coração. Já em 1929, Werner Forssman introduziu em cateter através da veia do seu próprio braço e com o auxílio da fluorocopia (raios X), ele avançou o cateter até o lado direito do coração (átrio direito). Até então esses estudos eram apenas experimentais.

Foi então que em 1959 um Dr. Chamado Mason Sones introduziu uma técnica pratica e segura de cateterismo. Dr. Sones introduziu um cateter na artéria do braço região do cotovelo, no qual conseguiu fazer análise completa da anatomia coronariana e diagnosticar doenças coronarianas obstrutivas quando presentes.

A técnica do Dr. Sonhes foi um marco na história da cardiologia mundial, dos pontos de vista em fazer diagnostico e tratar o paciente.

No brasil a primeira cinecoronariografia popularmente chamado de cateterismo, foi realizado em São Paulo em 1966 por Jose Eduardo Souza, Já a primeira angioplastia foi realizada em Curitiba em 1979 por Costantino Costantini.

A partir destes fatos a angioplastia e cateterismo viveram uma crescente no pais e cada vez mais vem se desenvolvendo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com