TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB-indice de desenvolvimento escolar no brasil

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

IRANY SILVIA DOS SANTOS OLIVEIRA

CLEONICE MARIA DA SILVA

LILLIANE FERREIRA PRIMO

SHEILA LIDIANE CASTRO ALVES SANTOS

LUSIA DE SOUSA

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: OS RESULTADOS DO IDEB NO COTIDIANO ESCOLAR.

[pic 3]PETROLINA - PE

2015

IRANY SILVIA DOS SANTOS OLIVEIRA

CLEONICE MARIA DA SILVA

LILLIANE FERREIRA PRIMO

SHEILA LIDIANE CASTRO ALVES SANTOS

LUSIA DE SOUSA

PRODUÇÃO TEXTUAL  EM GRUPO: OS RESULTADOS DO IDEB NO COTIDIANO ESCOLAR.

Trabalho apresentado à Equipe de Professores do 7º Semestre do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), como requisito parcial de avaliação das disciplinas Estatística e Indicadores sociais, Processo de Trabalho e SSOC e Comunicação na prática do assistente social. Professores orientadores:

Amanda Boza

Clarice Kernkamp

Rodrigo Zambon

[pic 4]                                             PETROLIINA

                                                    2015

 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................

03

DESENVOLVIMENTO....................................................................................................

04

CONCLUSÃO...........................................................................................................

06

REFERÊNCIAS................................................................................................................

07

INTRODUÇÃO

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), vem por representar um dos mais importantes estudos acerca dos trabalhos desenvolvidos em prol da educação no Brasil.

Por meio do IDEB, é possível que a gestão escolar, educadores, sociedade e o Estado podem fiscalizar a condução da educação administrada nas escolas em todos os aspectos direta e indiretamente refletidos.

De acordo com PARO (2005), a administração da escola publica não pode importar práticas de empresas estrangeiras, que por sua vez, não condizem com os objetivos educacionais, mas, a administração escolar possui especificidades que não atendem ao capitalismo, possui a especificidade de considerar a realização humana implícita no ato de educar.

A educação desenvolvida e observadas nesses índices implica, entre outros aspectos, no reflexo da efetividade dos planejamentos contidos na estruturação educacional das escolas.

O planejamento participativo constitui-se como um elemento relevante no desenvolvimento do processo de democratização da educação. Sendo a participação básica para a gestão democrática. É no planejamento participativo que se buscam métodos e estratégias adequadas para as práticas escolares e extraescolares, visando a autonomia e a partir das decisões que serão tomadas.

Contudo, o IDEB visa analisar tecnicamente a eficácia da educação desenvolvida nas escolas, tendo a comparação dos dados de um período para o outro como forma das gestões escolares terem o controle e meta a serem objetivadas com relação ao seu desenvolvimento e eficiência da educação construída.

 

OS RESULTADOS DO IDEB NO COTIDIANO ESCOLAR

A autora do texto utiliza por objetivo da pesquisa identificar a influência dos fatores intraescolares sobre o desempenho dos alunos, em um contexto real, a partir dos resultados apresentados pela escola no IDEB de 2005 à 2011.

Com relação a metodologia aplicada no desenvolvimento do texto, observa-se a utilização de metodologia com abordagem etnográfica, uma vez que a mesma permite a autora integrar os dados quantitativos, trazidos pelas estatísticas das avaliações externas, com os dados qualitativos do cotidiano da escola.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. (INEP, 2015)

 

Diante dessa conotação, percebe-se, atrelada a leitura do texto de Mesquita, os gráficos utilizados pela autora são os comparativos e evolução, haja visto que a comparação dos dados entre os períodos conferidos pelo IDEB serão a base interpretativa da viabilidade da educação desenvolvida pelas escolas, sob uma analise estatística que permita focalizar com precisão a eficiência das políticas adotadas pelas escolas e pelo Estado..

No levantamento dos dados, o IDEB opta pelo método quantitativo uma vez que o mesmo representa pela coleta e analise de dados por quantidade, sendo essa quantidade especificada por meio de avaliações com os alunos da educação básica, no intuito de, com o levantamento de dados, traçar e expor o perfil da escola avaliada. Não se pode conceber o processo educacional como meramente o desenvolvimento de técnicas e métodos de transmissão dos saberes, mas como um processo organizado, com metas a serem alcançadas, numa perspectiva de projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com