TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................05
  3. CONCLUSÃO.......................................................................................08
  4. REFERÊNCIAS.....................................................................................09

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem nos mostrar acerca da avaliação do IDEB nas escolas, sendo o mesmo embasado em entrevista com gestores, questionando os mesmo a respeito da avaliação do IDEB em sua escola, tendo como base fazer uma análise dessa avaliação e sua importância para a educação atual, a pesquisa foi desenvolvida em duas escolas municipais, que situam em bairros diferentes do município, uma no centro da cidade e a outra em um bairro mais retirado da cidade. A pesquisa realizada nos mostra que mesmo sendo duas escolas que tem mesmo embasamento teórico de trabalho apresentam diferenças no desenvolvimento do ensino e aprendizagem devido a clientela que recebem.

O Brasil é hoje a sexta potência mundial, mas na educação e qualidade de vida somos medianos. Dados do último Indicador do Analfabetismo Funcional mostram que apenas 26% da população são considerados plenamente alfabetizados e os analfabetos funcionais representam 27%. Segundo a Unesco, que avalia o cumprimento de metas educacionais, o Brasil ocupa a 88ª posição entre os 127 países avaliados. Dados de 2012 do Ideb mostram que o Brasil superou pouco as metas na educação propostas pelo MEC em 2011 nos dois ciclos do ensino fundamental e, apenas igualou a meta projetada para o ensino médio. Criado em 2007 o Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e leva em conta dois fatores: rendimento escolar com taxas de aprovação, reprovação e abandono e médias de desempenho na Prova Brasil. 39% dos municípios e 44,2% das escolas estão abaixo da meta.

        

DESENVOLVIMENTO

As políticas públicas têm como objetivo o desenvolvimento econômico e social do país, é através delas que a educação ou outras áreas podem ter bons resultados, voltando para essas políticas, mais focando na educação podemos ver o programa do ministério da educação PDE (plano de desenvolvimento da educação ) com 28 diretrizes que cobrem todas áreas de atuação do MEC, abrangendo os níveis e modalidades de ensino, infra estrutura. Mas segundo alguns autores como Saviani (2007) ,em relação as 28 diretrizes estabelecidas no plano,  observa- se que essas ações ou diretrizes não tem”encadeamento lógico”, estando justaposta sem nenhum critério de agrupamento, o que ele vê de positivo nesse plano é considerar o objetivo precípuo o empreendimento de ações nacionais visando elevar o nível da qualidade do ensino.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos de grande importância para a qualidade da educação, fluxo escolar e médio de desempenho nas avaliações.

O Ideb também é uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a Educação Básica. O PDE estabelece como meta que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade, comparável ao de países desenvolvidos. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.

Apenas 15% dos brasileiros sabem o que é  (e para que serve) o IDEB, principal índice da qualidade do ensino brasileiro. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mede a qualidade do ensino público no país Revelando - se os alunos de escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa , vem Indicar a qualidade do ensino do seu estado, do seu município e da escola dos alunos. Toda escola pública tem uma nota no Ideb.

Quanto maior a nota e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez e Aponta quais escolas mais precisam de investimentos e cobra resultados, Estabelece me-tas para 46 000 escolas públicas do país, estipuladas de acordo com o patamar in-dividual mas todas devem melhorar, Orienta os pais na escolha de qual escola matricular seus filhos e também os estimula a cobrar, dos governantes e dos diretores das instituições, melhorias, Revela iniciativas de sucessos em ensino para os responsáveis pelas escolas deficitárias. Ajuda prefeitos e governadores a radiografar as escolas problemáticas e promissoras de sua rede sendo assim o resultado mais recente aponta a média de 4,2 para as séries iniciais do Ensino Fundamental; 3,8 para as últimas séries do Ensino Fundamental; e 3,5 para o Ensino Médio. O objetivo? Nota 6 até 2022

Podemos observar que as escolas estão de forma positiva procurando atingir as metas que são propostas pelo MEC, vemos que o trabalho de levar o aluno a aprendizagem esta ocorrendo, mas podemos ver que na maioria das vezes ele não tem resultado esperado, devido  os problemas que os alunos tem fora do ambiente escolar, vemos que muitas das vezes esse aluno tem a falta do apoio familiar, analisando a avaliação das duas escolas, vemos grande diferenças de nota para cada escola, e segundo a respostas das diretoras, observa – se ,que os objetivos foram atingido, e as duas escolas atingiram a nota que esperavam, a primeira entrevistada relata que a nota de sua escola foi de 6.9, é uma nota de acordo com a capacidades de seus alunos, alunos esses que segundo a diretora são estimulado na escola e também no convívio familiar, a escola tem contato direto com os pais , os mesmos são participativos e se envolvem na aprendizagem de seus filhos, são crianças que apresentam nível cultural e social satisfatório , a diretora ainda salienta que o IDEB  pode auxiliar de uma forma ou outra para mostrar a realidade da escola, e quando vemos essa realidade temos mais possibilidades de poder avançar, sabemos que o IDEB avalia de forma correta com avaliações de acordo com faixa etária que a criança se encontra, sendo assim posso dizer que essa avaliação vem a ser um toque para que a escola possa avançar de forma a promover a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com