TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO DO TRABALHO: IDEB: ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho Universitário: TÍTULO DO TRABALHO: IDEB: ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar o Índice de Desenvolvimento da educação Básica o IDEB das escolas locais. Foi realizada uma pesquisa na escola Municipal Emílio Ribas e na escola Estadual Anita Garibaldi da cidade de Jardim Alegre, Paraná.

O ultimo resultado do IDEB nas escolas foram em 2011 a escola Municipal atingiu uma pontuação de 4, 9, segundo ela, o resultado alcançado pela escola foi superior à meta proposta.

Já a escola Estadual está em estado de atenção, sua nota foi de 4,1 não conseguindo atingir sua meta de 4, 5, Tendo então que traçar metas para alcançar seus objetivos de ensino.

2 DESENVOLVIMENTO

O IDEB foi criado em 2007 em uma escala de zero a dez, para que assim possam saber a qualidade de ensino em cada escola, isto é feito através de provas como exemplo a prova Brasil entre outras. Para que esse índice crença é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e sejam frequente as aulas.

Ele nasceu como condutor de política pública pala melhoria da qualidade da Educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnostico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais rumo ao crescimento de qualidade do ensino. A meta é o caminho traçado de evolução individual dos índices, para que o Brasil atinja as médias dos países subdesenvolvidos da educação em termos numéricos isso significa evoluir da média nacional de 3,8 vista nos últimos anos para um IDEB igual a 6,0 do ensino fundamental.

Nossa pesquisa mostra que as escolas estão caminhando para que isso aconteça de fato em um ritmo bem lento. A escola municipal Emílio Ribas esta abaixo da média 6, 0, mas fez um bom trabalho ultrapassando suas metas. Segunda a escola municipal, “A escola prepara os alunos para a vida e tem a responsabilidade de garantir que o conhecimento científico seja oferecido com qualidade”. “As aprendizagens do educando na escola são significativas lhes proporcionando conhecimentos e capacidades, nossa escola propõe em diversos momentos trabalhar situações reais para enriquecer e potencializar o aprendizado dos alunos”.

O resultado do IDEB é como indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho dos alunos na Prova Brasil com informações sobre o rendimento escolar, medido pelos índices de aprovação obtida através do censo escolar.

Já a escola Estadual Anita Garibaldi, seu índice de desenvolvimento da educação básica caiu 0,4 pontos percentuais em 2011, sua meta projetada era de 4, 5, atingindo então 4,1 e está em estado de atenção pelo IBED, seu desafio é recuperar o crescimento que possa ser significativo para os próximos anos. Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários para que assim possam atingir seus objetivos.

3 CONCLUSÃO

No entanto, conclui que nos últimos anos o resultado do IDEB a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas brasileiras vem melhorando, mas não garante que todas as crianças tenham acesso a um aprendizado adequado. Dentro de uma mesma região há uma grande variação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com