TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO

Seminário: IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Seminário  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTANCIA DO FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é um relatório de informações precisas, de suma importância, pois consegue controlar entradas e saídas de numerários da empresa, tendo assim um maior controle das operações que envolvem o seu disponível. O controle resultante do fluxo de caixa proporciona um melhor entendimento e acompanhamento das atividades financeiras da empresa, auxiliando o gestor no estabelecimento de estratégias as quais serão embasadas em um instrumento representativo da real situação da empresa.

O gestor da empresa ao analisar o fluxo de caixa, deve compreender as melhores condições para conseguir atingir as metas da empresa, como pagamentos das dívidas em dia, gerar o capital de giro no seu caixa no curto prazo para não faltar o dinheiro e no longo prazo investir a sobra do dinheiro em caixa para maximizar os retornos das suas aplicações financeiras. Ou seja, é muito importante que o gestor compara o que foi planejado com o que está sendo realizado e a defasagem.

É importante o planejamento do fluxo de caixa, pois é por intermédio dele que se tem uma visão antecipada da necessidade de numerários para atender aos pagamentos e compromissos que a empresa tende a cumprir.

AS DIFERENCIAS EXISTENTES ENTRE IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÃO E TAXAS

IMPOSTO são valores pagos, realizados em moeda nacional, por pessoas físicas e jurídicas. É a denominação que se dá ao tributo que tem como fato gerador um fenômeno econômico independente de qualquer atividade estatal.

A ideia do imposto é cobrar sobre a renda, sobre o patrimônio e sobre as transações econômicas uma quantia destinada ao setor público. O valor arrecadado pelo estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos.

CONTRIBUIÇÃO é uma denominação aplicada aos tributos destinados a custear serviços públicos recebidos diretamente pelo contribuinte, seja refere a serviços que serão prestados no futuro ou como pagamento de serviços já prestado no passado. Existem dois tipos de contribuição: contribuições sócias e contribuições de melhoria. As contribuições sociais custeiam a assistência médico hospitalares e de aposentadoria do contribuinte (esse caso é INSS). As contribuições de melhorias se referem ao ressarcimento ao setor público por melhorias de infraestrutura realizada em certas áreas (por exemplo, contribuição de asfaltamento em uma rua).

TAXAS é um tributo vinculado à uma atividade especifica do estado, portanto é um tributo retribuído ou contraprestacional, ou seja, o contribuinte paga ao poder público um valor em troca de um benefício direto e imediatamente destinado a ele. São exemplos de taxa: a taxa de iluminação pública, taxa de coleta de lixo e a taxa de licenciamento de veículos.

CONCEITUE COMPETENCIA TRIBUTARIA

A competência tributária em sentido amplo é a aptidão de criar normas, já em sentido estrito é o poder de legislar a respeito de instituição, arrecadação e fiscalização de tributos, compreendendo a competência legislativa, administrativa e judicante.

As características da competência tributária são:

• Exclusividade: caracteriza – se pelo fato de que cada pessoa político detém sua faixa tributaria privativa. Caso atue fora desta faixa o tributo será inconstitucional.

• Indelegabilidade: o ente estatal competente não pode transferir(delegar), mesmo por lei, o poder de criar extinguir, aumentar ou diminuir tributo, mesmo para outro ente estatal ou pessoa política.

• Inducabilidade: não caduca por decurso de prazo por não ter criado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com