TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO GERAL

Tese: INTRODUÇÃO GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO GERAL

O curimbatá Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) encontra-se distribuído geograficamente na Bacia do Prata e do rio Paraíba do Sul (Castro, 1990). A espécie é reofílica e apresenta importância econômica e social para a pesca artesanal, de subsistência e esportiva, além de apresentar carne saborosa (Barbieri et al., 2004).

A piscicultura está estreitamente relacionada com a capacidade de perpetuação das espécies, produzindo larvas para criação, repovoamento e a formação de plantéis de reprodutores (Godinho et al., 1984; Antoniutti et al., 1995). Os primeiros trabalhos em reprodução no Brasil se iniciaram em 1929, quando Rodolpho Von Ihering e seus colaboradores, coletaram hipófises de rã e induziram

machos à espermiação com dosagens crescentes e sucessivas em intervalos de seis horas. Posteriormente, apareceram outros estudos de reprodução de peixes no Nordeste do Brasil (Castagnolli, 1992).

A técnica tradicional de inseminação artificial em peixes ainda é usada em fazendas, consistindo simplesmente, em homogeneizar os espermatozóides e ovócitos em um meio externo (água doce ou salgada, ou outras soluções ativadoras) (Marques, 2001). Entretanto, a eficiência desta técnica é limitada, particularmente, no que se refere às taxas de fertilização e, a economia de gametas, pois, o esperma de um único macho pode fertilizar 1 a 5 fêmeas (Bart e Dunham, 1996; Chereguini et al., 1999; Marques, 2001; Shimoda et al., 2007).

Para a utilização racional de machos de curimbatá, quando mantidos em ambiente confinados e, destinados a reprodução induzida, torna-se importante o conhecimento da capacidade de produção do material fecundante desses indivíduos durante o período reprodutivo (Kavamoto et al., 1997), bem como, sua capacidade de fertilização.

A reprodução artificial com sêmen fresco ou congelado revela possibilidades de limitar o estoque de machos na piscicultura intensiva, propiciando uma exploração mais racional de reprodutores geneticamente selecionados e uma redução nos custos de produção (Fogli da Silveira et al., 1988).

Thoth et al. (1997) e Lahnsteiner (2000) ressaltaram a importância de se conhecer as características morfológicas e funcionais dos espermatozóides para melhorar a produção de qualquer espécie de peixe em cativeiro.

Nos últimos anos, os estudos direcionados para o criação e preservação de algumas espécies nativas do Brasil têm sido muito relevantes, não só por sua importância econômica, como também ambiental. Por isso que se faz necessário à ampliação de conhecimentos básicos que resultem na obtenção de sucesso nos processos de reprodução e crescimento quando mantidos em cativeiro e ainda, o desenvolvimento de técnicas de conservação (Mojica, 2004).

Assim, o presente trabalho tem como objetivo conhecer melhor os processos envolvidos na fertilização artificial do curimbatá, Prochilodus lineatus com intuito de aumentar as taxas de fertilização artificial e otimizar o uso de gametas e seus reprodutores.

REVISÃO DA LITERATURA

1.0 CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE

Entre as espécies de peixes de água doce destacam-se as da família PROCHILODONTIDAE, composta por exemplares de porte médio a grande (27-44cm), que estão entre as mais importantes na pesca continental, tanto comercial como de subsistência, nos rios sul-americanos, com exceção do Chile onde não há representantes (Castro, 1991; Lizama, 2000).

No Brasil ocorrem várias espécies do gênero Prochilodus, que são amplamente distribuídas pelas bacias hidrográficas, sendo o curimbatá Prochilodus lineatus (Figura 1) a espécie mais comum na região sudeste, onde comumente é conhecida como curimba ou curimbatá. A taxonomia desta família foi revista por Castro (1990), que constatou que o nome Prochilodus scrofa (Steindachner, 1881) é sinônimo de Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836).

Prochilodus lineatus é classificado com base em sua aceitação para consumo, no valor de comércio e na demanda de mercado, como peixe de segunda ou terceira categoria por pescadores artesanais (Castro e Begossi, 1995) e, é a terceira espécie comercial mais capturada nos rios do Estado de São Paulo (Santos et al., 1995) é a segunda espécie mais importante da pesca profissional no reservatório de Itaipu/Paraná (FUEM-ITAIPU Binacional, 1987).

O curimbatá apresenta corpo moderadamente alto e comprimido, com a maior altura na origem da nadadeira dorsal. A boca é terminal, com lábios carnosos equipados com duas séries de pequenos e numerosos destes falciformes ou espatulares, formando um disco oral quando protraídos (Nakatani et al., 2001).

A espécie quando adulta pode medir cerca de 46,0cm de comprimento total (Castro, 1990). É um peixe detritívoro, tanto na fase jovem como na adulta (Companhia Energética de Minas Gerais e Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, 2000) e, sua habilidade de explorar esta fonte de alimento confere grande importância a este grupo devido à sua atuação na ciclagem de nutrientes oriundos de materiais em decomposição (Ituassú et al, 2005). Segundo Castagnolli (1992) o curimbatá alimenta-se basicamente de detritos orgânicos, fauna bentônica e, aceita bem ração.

Atenção especial tem-se dado à piscicultura continental, principalmente, nas regiões sudeste e sul do país, pois, as populações das melhores espécies de peixes estão em acentuado declínio resultante das modificações ecológicas provocadas pelo crescimento demográfico, construção de barragens hidrelétricas, destruição das lagoas marginais, desenvolvimento industrial e intensa sobrepesca, provocando a queda da produtividade e a inadequação do ambiente, principalmente, das espécies migradoras (Godinho et al., 1984; Barbieri et al, 2004).

Pelas características alimentares e reprodutivas (Rosa Júnior e Schubart, 1945; Godoy 1959; 1967; 1972; Romagosa et al., 1985 a,b) e de crescimento do curimbatá, em condições de confinamento, (Cestarolli et al., 1981; Verani, 1987; Narahara et al., 1990; Ayroza et al., 1992) esta espécie vem despertando grande interesse para a piscicultura extensiva e semi-intensiva. Mais recentemente, vem sendo utilizado também, em sistema intensivo (tanques-rede), onde tem papel de peixe sanitário, promovendo a limpeza de algas, bactérias e matéria orgânica depositadas nas malhas do tanque (Zaniboni Filho, 1997).

Alguns parâmetros reprodutivos do curimbatá em condições naturais foram estudados, destacando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com