TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais do território de abrangência do CRAS Casa Familía Betinho como implementos do PAIF

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.057 Palavras (13 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

PLANO DE AÇÃO

1. APRESENTAÇÃO

                        

                        A principio é referenciada como ação inerente ao estagio II, e sinalizada nos parâmetros administrativos da instituição de estágio, algumas insatisfações quanto a organização dos indicadores sociais; presentes nas fichas de cadastros, utilizados no processo de atendimento em acolhidas do Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF). Diante a questão, se fez necessário, Plano de Ação a partir da catalogação de dados da população do território de abrangência do Centro de Referencia em Assistência Social CRAS, com seguintes dados: Gênero, Etnia, estado civil, Faixa Etária, emprego, Inserção em programas, Forma de acesso ao CRAS, Pessoas com deficiência, Escolaridade, Renda, moradia, Água, Energia, Esgoto entre outros, ( contidos nas fichas de atendimento do CRAS).

                Para se falar um pouco mais dos indicadores, não se pode deixar de mencionar o fato de a sociedade e seus fenômenos sociais não serem estático, mas estão em constante transformação; principalmente pelas mudanças nas relações sociais; o que significa estar em constante movimento de transformação; devido as mudanças sócio-histórica, econômica, cultural e geográficas. O quadro mencionado se torna o chão dos indicadores sociais, classificados para o então projeto de ação, visto que o mesmo permite o desenho de uma gestão social, possibilitando informações importantes, que segundo Ywata, "nos permite avaliar onde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação  aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados". Em suma, se apresenta objetivo de sistematizar os dados já mencionados, afim de  facilitar o trabalho do Assistente Social, viabilizando ações dentro do PAIF.

                O estagio II, como os demais, também é de extrema relevância para formação eficiente  do acadêmico de serviço Social; devido ao grau de experiência alcançando a partir do contato com a realidade; onde o acadêmico tem a oportunidade de conciliar a teoria com a pratica, com participação em ações cotidianas, tendo a oportunidade de compreender mais sobre a importância dos indicadores sociais, diante a implementação e funcionamento das políticas públicas e sociais, em face da  articulação profissional. No entanto, o devido estágio é monitorado pelo (a) profissional de Serviço Social com acompanhamento também de um assistente Social como orientador acadêmico, a fim de orientar o estagiário em suas tarefas curriculares obrigatórias.

                Entretanto, a intervenção acontecerá no Centro de Referencia em Assistência social CRAS; referenciado como unidade publica estatal, responsável pela organização de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que se encontra localizado em áreas de vulnerabilidades e risco social dos municípios. Tem em sua ação a nível técnico e institucional, segundo cartilha do CRAS, diante a situações sociais adversas, " juntamente com as famílias: enumerar as situações de vulnerabilidades social vivenciadas, buscar compreender suas origens e consequências; identificando as potencialidades e recursos que as famílias possuem;" sendo que a devida instituição Centro de referencia em Assistência social, deve estar posicionada para expressar o dever do estado em proteger e garantir o acesso das famílias aos serviços, por meio de ações planejadas qualitativamente, assim como quantitativamente.                                         O projeto de intervenção, será implantado em área administrativa de responsabilidade do assistente social, mais precisamente na implementação do Programa de Atenção Integral as Famílias PAIF no CRAS, que tem em seus termos, ações para o publico de vulnerabilidade social ou baixa renda. Tendo em sua composição famílias que apresentam em faixa etária: homens e mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, assim como pessoas com algum tipo de deficiência ou não. Apresenta finalidade, segundo PAIF ( pg 15), "fortalecer a função protetiva da família e prevenir a ruptura dos seus vínculos, sejam estes familiares ou comunitários, contribuindo para melhoria da qualidade de vida nos territórios", viabilizando as ações de Acolhida e Ações Particularizadas, na instituição Centro de Referencia em Assistência Social da zona leste de Porto velho. Portanto, o projeto de ação será executado nas dependências do Próprio CRAS, por meio de palestra oferecida a equipe interna  e demais convidados a quem interessa o assunto, afim de informar a equipe de gestão do PAIF a respeito dos indicadores sociais do território de abrangência do CRAS - Betinho.

2. JUSTIFICATIVA

                A proposta em que se intervirá, será decorrente da forma de gestão do Programa de Atenção Integral as Famílias PAIF, nas dependências da instituição Centro de Referencia em Assistência Social CRAS- Betinho, situado a zona leste de porto velho. Onde assistente social, apresenta demanda a cerca dos indicadores da população do território de abrangência da instituição. A população alvo da intervenção, já se encontra cadastrada em fichas, designadas para acompanhamento rotineiro; contendo dados a serem coletados e transformados em novos indicadores da população de acesso do CRAS. Apresenta definição especifica para o publico de vulnerabilidade social ou baixa renda, tendo em sua composição famílias que apresentam em faixa etária, homens e mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, assim como pessoas com algum tipo de deficiência ou não. Em fase do atendimento dinâmico entre os povos do território e a importância dos Indicadores para o bom andamento das ações, se faz necessário, Plano de Ação que segundo Amanda Boza Gonçalves, "pode ser desenvolvido em algumas áreas, como a organizacional, a fim de promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender as necessidades". Em caso dos indicadores do território do CRAS - Betinho, será catalogado Indicadores dados estatísticos do publico como: Gênero, Etnia, estado civil, emprego, Inserção em programas, Forma de acesso ao CRAS, Faixa Etária, Pessoas com deficiência, Escolaridade, Renda, moradia, água, Energia, Esgoto entre outros, (dados que são observados na população de abrangência territorial do CRAS), fomentando uma classe de indiciadores descritivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com