TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores políticos e econômicos dos estados modernos

Seminário: Indicadores políticos e econômicos dos estados modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

Objetivos

- Compreender a atuação político-econômica dos Estados modernos.

- Analisar as necessidades educacionais da modernidade e verificar como estas estavam ligadas aos objetivos estabelecidos para a escola.

- Verificar quais são as consequências deste modelo educacional para os indivíduos.

Vivemos em certa democracia que às vezes nos deixa meio sem jeito, exemplo é o Brasil, aonde o voto é obrigatório fazendo assim certa “pressão” a sociedade. A organização social da Europa que emergiu da Idade Média, já foi chamada de sociedade de transição entre o Feudalismo e o Capitalismo. Entretanto, por sua longa duração - mais de três séculos - e pela relação estabilidade de suas instituições, deve ser considerada em suas especificidades e características próprias.

Em outras palavras, a sociedade que se formou na Europa durante a Idade Moderna constituiu um modelo complexo e específico de organização social, econômica e política. Longe, portanto, de representar uma simples transição entre dois sistemas. Após a Revolução Francesa de 1789, contudo, ela passaria a ser chamada também de Antigo Regime. As duas denominações - Antigo Regime e Sociedade Moderna - parecem contraditórias. Na verdade elas expõem as inúmeras contradições que conviviam no interior dessa sociedade.

Assim, enquanto parte da economia, dominada pelo comércio, já era Capitalista, outra parte apresentava resquícios do Sistema Feudal. O Estado praticava o poder de forma Absolutista, mas o dinheiro comandava a vida Econômica e Social. A Burguesia oferecia seu apoio aos monarcas, mas a nobreza continuava a ter privilégios entre os grupos sociais.

BIBLIOGRAFIA

www.scielo.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com