TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indutores

Projeto de pesquisa: Indutores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 6

Indutor

Indutor é um dispositivo capaz de armazenar energia através de um campo magnético. De maneira geral, um indutor é composto por um fio condutor enrolado em forma de espiral. Cada volta da bobina é chamada de espira e a sua quantidade influencia diretamente na intensidade do campo magnético gerado

São usados para impedir variações de corrente elétrica, também é usado como filtro para determinadas frequências de um sinal, utilizados em circuitos analógicos e em processamento de sinais. Juntamente com capacitores e outros componentes, formam circuitos ressonantes, os quais podem enfatizar ou atenuar frequências específicas.

As aplicações possíveis vão desde o uso de grandes indutores em fontes de alimentação, como forma de remoção de ruídos residuais, além de bobinas de ferrite ou toroidais para filtragem de rádio-frequência, até pequenos indutores utilizados em transmissores e receptores de rádio e TV. Indutores também são empregados para armazenamento de energia em algumas fontes de alimentação chaveadas.

Indutância

A capacidade de uma bobina de N espiras em criar o fluxo magnético com determinada corrente i que a percorre.

FATORES QUE AFETAM A INDUTÂNCIA DAS BOBINAS

• A indutância em uma bobina é totalmente dependente da sua constituição física. Alguns dos fatores que afetam a indutância são: O número de voltas na bobina. Aumentando o número de voltas, aumenta-se a indutância.

• Diâmetro da bobina: A indutância aumenta em proporção direta ao aumento da área da secção transversal da bobina.

• Comprimento da bobina: Quando o comprimento da bobina é aumentado, mantendo-se o número de voltas inalterado, o espaço entre as voltas aumenta. Isso diminui a indutância da bobina.

• O tipo de material do núcleo: Aumentando-se a permeabilidade do núcleo aumenta-se a indutância da bobina.

• Enrolar a bobina em camadas: Quanto mais camadas são usadas para formar uma bobina, maior é o efeito que o campo magnético tem sobre o condutor. Enrolando-se a bobina em camadas aumenta-se a indutância.

Fio Condutor na forma espiral

Seu funcionamento parte do principio de que a corrente elétrica produz campo magnético, isto se denomina eletromagnetismo. No caso de um condutor realizar um percurso circular, um espiral, nesse caso o campo magnético é amplificado, enrolando vários condutores, os campos magnéticos são somados aumentando mais a intensidade, cada uma delas reforça a intensidade do campo, este efeito é amplificado posteriormente se, no centro da bobina, for colocado um núcleo de material "ferro-magnético", como por exemplo, o ferro.

Impedindo variações de corrente

Quando se aumenta a corrente que passa por um indutor, aumenta a intensidade do campo magnético que produz a mesma.

No entanto, este aumento é uma variação do campo que, por sua vez, origina uma tensão nos extremos do próprio indutor (auto-indução). A tensão é de sinal contrário ao inicial, ou seja, que se opõe ao aumento da corrente, de forma recíproca, quando se trata de diminuir a corrente, o campo magnético tende a reforçá-la

Sinais

É qualquer grandeza que varie em função do tempo, a qual veicula informação sobre a natureza de um fenômeno físico.

• Sinal de voz

• Sinal de imagem

• Temperatura

• Batimento cardíaco

Processamento de sinais

• Tem como objetivo extrair informações que os sinais carregam

• Preocupa-se com a representação matemática do sinal e com o processo de cálculo para extrair informação.

• O método de extração depende do tipo do sinal e da natureza da informação que ele carrega.

Algumas aplicações de Processamento de Sinais

• Gravação de som

• Equalizadores e Filtros

• Sistema de redução de ruído

• Discagem de telefone

Processamento de sinal analógico vs Digital

As operações de processamento de sinal envolvidas na construção de sistemas de comunicação, sistemas de controle, sistemas de sensoriamento remoto e instrumentos para processamento de sinais biológicos, entre as muitas aplicações de processamento de sinais, podem ser implementadas de duas maneiras fundamentalmente diferentes: (1) abordagem analógica ou de tempo contínuo e (2) abordagem digital ou de tempo discreto. A abordagem analógica ao processamento de sinais foi predominante durante muitos anos e permanece como uma opção viável para muitas aplicações. Como o nome implica, o processamento analógico de sinal recorre ao uso de elementos de circuitos analógicos como, por exemplo, resistores, capacitores, indutores, amplificadores transistorizados e diodos. O processamento digital de sinal, por outro lado, recorre a três elementos de computador digitais básicos: somadores e multiplicadores (para operações aritméticas) e memória (para armazenamento).

O principal atributo da abordagem analógica é a capacidade natural de resolver equações diferenciais que descrevem sistemas físicos, sem ter de lançar mão de soluções aproximadas para elas. Estas soluções também são obtidas em tempo real, independentemente da faixa de frequência do sinal de entrada, uma vez que os mecanismos subjacentes responsáveis pelas operações da abordagem analógica são todos físicos por natureza. Em contrapartida, a abordagem digital recorre a computações numéricas para suas operações. O tempo necessário para executar estas computações determina se a abordagem digital é capaz de operar em tempo real, ou seja, manter-se a par

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com