TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência dos conselhos

Seminário: Influência dos conselhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Seminário  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Efeito das pontas

Num condutor eletrizado, as cargas tendem a distribuir-se de tal modo a haver um acúmulo maior nas regiões de maior curvatura, ou seja, nas “pontas”. Assim, para o condutor da figura 1, as cargas acumulam-se em maior quantidade na parte mais “pontuda”, e se sua curvatura for muito grande, ou seja, se esta ponta for aguçada, o acúmulo será tal que pode ocorrer uma fuga ou escape das cargas elétricas.

Eletrizando-se um corpo dotado de uma ponta com uma carga de grande valor ( sob potencial muito alto) pode-se observar a fuga das cargas sob a forma de um “vento” que em alguns casos ioniza o ar aparecendo sob a forma de pequena chama azulada.

O torniquete elétrico, mostrado na figura 2 aproveita este efeito. Trata-se de uma pequena hélice de pontas aguçadas, a qual colocada em contacto com um corpo carregado gira com força e velocidade que dependem da carga fornecida pelo corpo. O que ocorre é que a fuga das cargas pelas suas pontas faz com que surja uma força capaz de impulsioná-la.

O Motor Iônico funciona segundo o mesmo princípio. Uma alta tensão é gerada e aplicada a um eletrodo em forma de ponta num ambiente em que se injetá gás. O gás é carregado e repelido em alta velocidade propulsionando o foguete.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/1071-alm184.html

Lâmpada Fluorescente

1.2 – Fato ocorrido

O aparelho (gerador de vandergraf ) em funcionamento produz carga estática, e essa carga é distribuída para a parte externa da esfera do gerador. Com a aproximação de uma lâmpada fluorescente a carga concentrada no exterior da esfera eletrizada é transferida para os pólos da lâmpada estão próximas à esfera passando uma corrente elétrica estática para a lâmpada fluorescente. Com a Mao segurada na lâmpada ela serve como aterramento, sendo assim aparecendo uns clarões, porque o gerador utilizado é de baixa potencia elétrica. Se fosse de maior potencia, certamente a lâmpada iria ficar acesa.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA5VIAK/lampadas-fluorecentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com