TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Trabalho Universitário: Informatica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 6

1. Quais os principais tipos de memória? Exemplifique-as.

Memória Principal: è capaz de armazenar não somente os dados, mas também os programas que irão manipular tais dados. A memorai interna é dividida em ROM e RAM.

ROM (Read Only Memory) memória somente de leitura. Suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e, após isso, não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.

RAM(ramdom Aceccess Memory) memória que pode ser lida ou gravada pelo computador ou por outros dispositivos. È uma memória com igual facilidade de acesso a todos os endereços, no qual o tempo de acesso q qualquer um deles é constante (randômica).

Memoria secundaria: qualquer tipo de dispositivo (disco rígido, disco flexível, fita magnética, disco óptico) que pode ser utilizado para armazenar dados.

Memorai Cache: É uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memorai RAM.

Memoria Intermediaria ou Buffer: está entre a CPU e os periféricos e pode reter as informações enquanto a CPU esta ocupada com outra tarefa, armazená-las para liberar a CPU e fazer a compatibilização entre os componentes de diferentes velocidades.

Memora Virtual ou Swap: É a parte do disco rígido que é usado como memorai RAM. No caso do Windows, ele reserva como padrão, 10 % do espaço livre do disco rígido para essa memória, mas isso pode ser alterado no item sistema do painel de controle.

2. Quais as principais mídias de armazenamento secundário? Qual a tendência de evolução das mesmas?

HD (Hard Disc),CD,Blu – Ray, HD – DVD,Pendrive?Flashdrive,Zipdisk,Fitas Dat.As mídias de armazenamento estão evoluindo muito e suas capacidades de armazenamento tem acompanhado esta evolução.Nos dias de hoje, o mercado oferece o dobro de capacidade de armazenamento em relação ao ano anterior pelo mesmo custo.Isso foi possível graças ao constante aumento da densidade de área da mídia – a quantidade de informação que pode ser armazenada em cada prato que forma um disco (geralmente 4- a grande maioria – ou 5 –IBM).O que espera é que muito em breve seja comum que a densidade de área alcance 80 GB por prato, ou seja, serão normais HDs com capacidades de armazenamento equivalente a 320.

3. Cite 2 elementos de hardware e 1 de software que influenciam na velocidade do computador, explicando como se dá essa influência.

Os fatores q mais influenciam na velocidade do pc são o FSB do processador e da placa mãe (quanto maior mais rapida) e a quantidade de memória ram. O FSB do processador e da placa mãe deve ser igual ou de valores aproximados,

placa mãe & processador, memória, Hd.

Programas que podem ajudar a Melhora o Desempenho: Glary utilities (Repara o Registro do Windows e Apaga as Pastas Vazias os Arquivos de Internet entre outras coisas que melhora o desempenho do seu pc), o Easus Partition Master (Criação de Partição)

4. Você aprendeu que todos os projetos de computadores atuais são fundamentados nos conceitos desenvolvidos pelo matemático Von Neumann. Explique o funcionamento deste modelo.

É uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas. Esta arquitetura é um projeto modelo de um computador digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento ("memória") para comportar, respectivamente, instruções e dados

De acordo com Stallings (2002), todos os projetos de computadores atuais são fundamentados nos conceitos desenvolvidos pelo matemático John Von Neumann. O projeto conhecido como arquitetura de Von Neumann é descrito em três conceitos básicos, a saber: 1. Os dados e as instruções são armazenados em uma única memória de leitura e escrita; 2.o conteúdo dessa memória é endereçado pela sua posição, independentemente do tipo de dados nela contido; 3.a execução de instruções ocorre de modo seqüencial, exceto quando o programa altere a instrução para a seguinte.

De forma geral, esse conceito permite não precisar fazer modificações no hardware para cada aplicação que se deseja executar, já que ele usa o conceito de programa armazenado. Com a arquitetura de Von Neumann pode se definir um código para cada propósito e utilizar o hardware de propósito geral capaz de interpretar esses códigos. Assim, utiliza-se o método de programação, que é uma sequência de códigos e instruções, chamada de software.

5. Converta, em bases binárias e hexadecimal, os números em decimal correspondentes à sua idade e ao seu ano de nascimento.

Binário-43 anos =101011

Ano de nascimento-1969 = 11110110001

6. O que é um barramento? Como eles são classificados?

È uma linha de comunicação usada para transferência de dados entre os componentes de um sistema de computador.

Barramento interno: Interliga os diversos componentes de um dispositivo.

Barramento externo: interliga os diversos dispositivos de um computador.

Outros barramentos: ISA, EISA,PCI, Barramento AGP,MICA,VL-busQuickring, barramento local, barramento firewire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com