TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insetos

Pesquisas Acadêmicas: Insetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

insetos e o aquecimento global

INTRODUÇÃO

A ocorrência de insetos que vivem no solo sob diferentes condições, em diversas regiões do mundo, tem sido estudada e algumas espécies consideradas prejudiciais por causarem danos às sementes, plântulas e raízes das plantas (MUSICK, 1970; MUSICK & PETTY, 1974; TORRES et al., 1976; ALL & GALLAHER, 1977; CRESHIRE & ALL, 1979; ALL et al., 1984; JOHNSON et al., 1984; RADFORD & ALLSOPP, 1986; STINNER et al., 1986/1988; GASSEN, 1989).

No Brasil, há grande esforço da pesquisa quanto ao estudo desses insetos, já que suas ocorrências têm aumentado em várias regiões do país (Reunião Sul Brasileira de Insetos de Solo - RSBIS, 1989). Apesar do intercâmbio de informações e experiências entre pesquisadores sobre o assunto, não há ainda recomendações seguras para solucionar eventuais problemas que estes possam causar. Isto se deve, em parte, à necessidade de adequação ou desenvolvimento de metodologias para estudos de ecologia e controle, pois estes organismos permanecem a maior parte do seu ciclo vital no solo.

Este trabalho objetivou avaliar a freqüência, constância, abundância e dominância de algumas espécies de insetos subterrâneos em função de sistemas de manejo de solos e culturas.

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi realizada, em Cruz Alta, RS, de fevereiro de 1987 a agosto de 1990.

Foram coletadas mensalmente 25 amostras de solo, em cada sistema de manejo de solos, e 10 por sistemas de manejo de culturas de inverno ou verão. Cada amostra consistiu de uma área de 0,2 x 1,0m com 0,25m de profundidade, procedendo no laboratório a separação dos insetos através de uma peneira de 5mm. Estes foram preservados em álcool 70% para posterior identificação por comparação com exemplares da coleção do CNPTrigo/EMBRAPA.

O número obtido para cada espécie coletada foi submetido a uma análise faunística através dos seguintes índices de: a) freqüência - calculado com o número de insetos de uma espécie em ralação ao total de indivíduos dentro de cada grupo considerado; b) constância - calculado segundo a fórmula sugerida por DAJOZ (1973), sendo as espécies agrupadas em categorias, conforme classificação de BODENHEIMER (1955); c) abundância - calculado pelo emprego de uma medida de dispersão proposta por SILVEIRA NETO et al. (1976), estabelecendo classes de abundância, segundo DAJOZ (1973), e d) dominância o calculado através do método de Kato et al. (1952), apud LAROCA & MIELKE (1975).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observou-se maior número de espécies no plantio direto (SMPD) em relação ao plantio convencional (SMC), pelaTabela 1. Os números totais de elaterídeos, Acrolophus Sp., Diloboderus abderus, Pantomorus Sp., Ataenius Sp.,Blapstinus punctulatus e Cyrtomenus mirabilis encontrados no SMPD foram, respectivamente, 2,0; 6,4; 13,0; 2,6; 2,0; 2,8 e 2,7 vezes maiores do que os evidenciados no SMC. Por outro lado, os números totais de Diabrotica speciosa e Elasmopalpus lignosellus foram, respectivamente, 2,2 e 11,3 vezes maiores no SMC em relação ao SMPD. Larvas de Blapstinus punctulatus apresentaram incidência semelhante nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com