TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência

Ensaios: Inteligência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 2

O Projeto Echelon é um sistema de investigação classificado como “Ultrassecreto” e desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos da América em parceria com Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e outros países.

O projeto é capaz de investigar “tudo e todo mundo”, sendo aí incluídas ligações telefônicas, conversas entre celulares, mensagens de bips, e-mails etc.

O Echelon consiste numa rede global de computadores que tem principalmente a função de capturar, procurar e analisar mensagens, através de milhões de palavras - chaves que são pré-programadas, em chamadas telefônicas, faxes, e-mails e telex interceptados por meios eletrônicos.

Cada palavra, em cada mensagem, e em diferentes frequências e canais selecionados em cada estação de interceptação, é automaticamente vasculhada. Essas estações capturam todo e qualquer tráfego de satélites, comunicações de fibra-ótica ou celular.

Os supercomputadores são capazes de ler todos os e-mails que enviamos buscando palavras contidas em seu sistema.

O filme "Inimigo de Estado" demonstra um projeto semelhante. O Echelon tem acesso a todas as ações comerciais e tem condições de monitorar todas as contas indicadas.

Pode facilmente interceptar qualquer movimentação comercial ou financeira.

O governo Australiano confirmou, oficialmente, que as comunicações vindas de todos os telefones, faxes, dados (incluindo toda a internet), ondas de rádio e televisão são rotineiramente escaneadas com o objetivo de encontrar "palavras do dicionário" que os levem a encontrar supostos terroristas, criminosos procurados e pessoas comuns

Com o domínio de tal tecnologia qualquer nação pode vir a intervir, direta ou indiretamente em qualquer país de seu interesse.

Com base no texto acima, relacione esse projeto com a atividade de Inteligência, destacando pelo menos 04 características para o ramo Contrainteligência e/ou Inteligência, justificando cada uma delas com base nos conceitos doutrinários apresentados no material didático e demais fontes pesquisadas. (3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com