TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligências múltiplas

Tese: Inteligências múltiplas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

Inteligências Múltiplas

“A capacidade de aprender e organizar os dados de uma situação, em circunstâncias para as quais de nada servem o instinto, a aprendizagem e o hábito; capacidade de resolver problemas e empenhar-se em processos de pensamento abstrato”.

Um dos fatores que diferencia os seres humanos dos outros animais é a "racionalidade", ou seja, a capacidade agir de maneira racional, utilizando os pensamentos ao invés de apenas os instintos. A outra característica são as emoções (amor, ódio...).

Muitas pessoas confundem inteligência com estudo, porém há pessoas sem estudo que são muito inteligentes, mas não tiveram a oportunidade de desenvolver-se no campo acadêmico, e pessoas com estudo que não são tão inteligentes assim, mas que tiveram acesso a uma boa base educacional.

Na década de 1990 uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderada pelo Dr. Howard Gardner, desenvolveu uma teoria até então inovadora, das inteligências múltiplas, na qual foram identificados vários tipos de inteligência.

10 Exemplos de inteligências múltiplas:

1: Linguística

Você gosta de palavras e histórias. Os jogos de palavras o intrigam e você é um leitor ávido. Tem um bom vocabulário. Provavelmente gosta de aprender novas línguas. Você gosta de escrever e é capaz de lembrar lista de palavras e de contar boas histórias.

Exemplo: O escritor e cartunista Leandro Leite Leocádio, de 36 anos, que pertence ao Mensa, uma associação mundial com braço no Brasil e que reúne pessoas com QI altíssimo, chega a ler cinco livros de uma só vez, aprendeu sozinho cinco idiomas e já escreveu três obras.

2: Matemática (ou lógico-matemática)

Você busca entender relações entre coisas diferentes. Você gosta de figuras, problemas abstratos, jogos de desafios e quebra-cabeças. Aprecia padrões, categorias e sistemas. Provavelmente você cria listas.

Exemplo: Ela começou a ler com 2 anos, observando o abecedário estampado em uma embalagem de comida. Ainda na pré-escola, com 3 anos, lia os nomes dos colegas e ajudava a professora a distribuir os cadernos em sala.

Aprendeu sozinha. Uma das campeãs olímpicas de matemática do Brasil, a estudante Déborah Barbosa Alves, de 17 anos, é considerada um gênio do raciocínio lógico-matemático.

“Ela estudou nos melhores colégios e sempre consegue bolsa”, afirma a mãe, a microempresária Marina Barbosa Alves, de 58 anos.

Deborah acaba de voltar ao Brasil com uma medalha de bronze conquistada em uma das mais disputadas olimpíadas de matemática do mundo, na Romênia.

3: Visual (espacial)

Você percebe as cores, formas e texturas. Provavelmente usa imagens para ajudar a memória, e diagramas, mapas e rabiscos quando faz anotações. Pode ter habilidade para desenhar, pintar ou esculpir.

Exemplo: Isto é, com sua inteligência Espacial-Visual e fazendo uso de sua visão e imaginação você se localiza no mundo e manipula diferentes objetos, tanto física, como virtualmente. No seu dia a dia, toda a hora você precisa dela. É só se imaginar cego, andando na rua. Outra tarefa que demanda a inteligência Espacial-Visual: Pendurar um quadro na parede. Primeiro você tem que decidir onde vai colocar o gancho. Lembre-se que o gancho tem que ficar no meio da largura do quadro, mas que não é o gancho que se vê, e sim o quadro inteiro. Por isto, baseado na posição do gancho em relação à parede, você tem que imaginar como vai ficar o quadro também em relação à parede. Depois disto, com o quadro pendurado, você tem que alinhá-lo visualmente em relação à outros objetos próximos, ao chão, ao teto e outras paredes eventualmente próximas. Para algumas pessoas isto é muito fácil. Para outras nem tanto. E arrumar os móveis em um quarto? O sofá fica melhor nesta parede ou naquela? Aquele buffet que na loja parece pequeno, não vai ficar muito grande na sua sala?

4: Física (ou cinestésico-corporal)

Você gosta de exercícios físicos, esportes e dança. Tem uma tendência a ficar de pé na primeira oportunidade, seja numa reunião ou numa festa. Você aprende arregaçando as mangas e entrando em ação.

Exemplo; Inteligência corporal, conceito pouco difundido, é a capacidade do ser em desenvolver com espontaneidade as habilidades corporais, juntamente com as expressões saudáveis de sentimentos, energias e ideias. Essa inteligência está muito relacionada à psicomotricidade fina, sendo muito bem avaliada pela habilidade manual em trabalhos minuciosos e detalhados, sendo também muito bem representada pela capacidade de praticar esportes.

Na avaliação da inteligência corporal, podem ser investigados os níveis de coordenação motora, capacidade pulmonar, níveis de colesteróis, gordura, destreza física (equilíbrio, flexibilidade, força e velocidade) e a facilidade para a percepção de medidas e volumes.

Exemplos de pessoas com Inteligência Corporal-Cinestésica

• Diego Hipólito

• Kaká

5: Musical:

Você está sintonizado aos sons e aos ritmos. Provavelmente adquiriu o gosto de ouvir música e cantar em tenra idade. Você lembra bem músicas e melodias. A música tem grande impacto no seu estado de espírito.

Exemplo; A inteligência musical é conhecida e valorizada desde os primórdios da humanidade faltava apenas que lhe dessem um nome. Quem a desenvolve consegue criar, comunicar e distinguir significado nos sons e em suas combinações. A maioria das pessoas aprecia música e esse apreço pode ser cultivado com a prática. Outros têm uma habilidade inata. Desde pequenos podem decodificar melodias e ritmos com maior rapidez do que palavras, números ou imagens.

PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA MUSICAL

• Modelos rítmicos

• Sons/Tons vocais

• Composição

• Percussão/Vibrações

• Cantarolar

• Sons ambientais

• Sons de instrumentos

• Padrões tonais

• Canto

• Desempenho musical

Exemplo de pessoas com inteligência musical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com