TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interações Intermoleculares

Trabalho Universitário: Interações Intermoleculares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Resultados e Discussão.............................................................................................02

Conclusão...................................................................................................................11

Referências Bibliográficas..........................................................................................12

2

Resultados e Discussão

Parte 1 - Interações intermoleculares

As interações intermoleculares têm grande influência sobre várias propriedades dos compostos, como temperatura de fusão, temperatura de ebulição e solubilidade em determinado solvente. A frase “semelhante dissolve semelhante” está relacionado com o fato de que as substâncias hidrofílicas possuem interações intermoleculares diferentes das substâncias hidrofóbicas.

Neste experimento, verificamos como as interações intermoleculares influenciam na solubilidade. Observe os resultados da solubilidade na tabela abaixo.

Tabela 1 – Resultados de solubilidade entre substâncias

Tubo de ensaio

Adição de:

Resultado

Interações intermoleculares

1

NaCl

2mL de água

Solubilizou

Íon-dipolo

2

NaCl

2mL de etanol

Solução saturada

Íon-dipolo e forças de London

3

2mL de éter etílico

1mL de água

Mistura heterogênea

Ligação de hidrogênio/dipolo-dipolo e forças de London

4

2mL de éter etílico

1mL de hexano

Duas fases fracas

Forças de London e dipolo-dipolo

5

2mL de tolueno

1mL de água

Não solubilizou

Forças de London e ligação de hidrogênio

6

2mL de tolueno

2mL de hexano

Solubilizou

Forças de London

7

1mL de água

2mL etanol

Solubilizou

Ligação de Hidrogênio

8

1 mL de água

2mL de álcool octílico

Não solubilizou

Ligação de hidrogênio e forças de London

9

1mL de água

2mL de n-butanol

Não solubilizou

Ligação de hidrogênio e forças de London

1º tudo de ensaio – Observou-se que o NaCl se desfaz, formando Na+ e Cl- porque as interações íon-dipolo são suficientemente fortes para tirar os íons da sua posição do cristal, e se solubiliza na água, esta interação é devida à atração eletrostática entre os íons positivos e a parte negativa da molécula do solvente, e entre os íons negativos e a parte positiva do solvente, conforme ilustrado a seguir. Como o solvente utilizado, neste caso, foi a água diz-se que os íons estão hidratados.

Figura 1 - Interação íon-dipolo entre o NaCl e a água

3

2º tudo de ensaio – Observou-se que o NaCl se desfaz, formando Na+ e Cl-, e se solubilizou parcialmente por interação íon-dipolo. Então o etanol fica saturado de NaCl formando o precipitado. Isso porque o etanol, apesar de possuir um grupo hidroxila (-OH), que faz ligação íon dipolo com o NaCl, ele possui uma pequena cadeia carbônica formada por dois átomos de carbono, que não se solubiliza com o NaCl, ou seja, a interação de dispersão de London dos átomos de carbono do etanol não é suficientemente forte para desestabilizar a rede cristalina apresentada pelo sal e a dissolução não ocorre totalmente. Observe abaixo a fórmula estrutural do etanol e seu momento dipolo.

Figura 2 - Fórmula estrutural do etanol e momento dipolo do álcool

3º tubo de ensaio – Nos éteres, o oxigênio apresenta hibridação sp3; portanto, o ângulo entre os grupos ligados a ele é de aproximadamente 110°. Dessa forma, os momentos de dipolo das ligações C-O somam-se conferindo aos éteres uma pequena polaridade. Assim, a solubilidade dos éteres em água é comparável à dos álcoois de mesma massa molar, uma vez que eles podem formar ligações de hidrogênio com a água. E a solubilidade dos éteres em água diminui com o aumento do número de átomos de carbono.

Portanto, ao misturar éter etílico com a água, observamos uma mistura heterogênea porque apesar de na presença de água o éter etílico fazer ligação de hidrogênio, ele possui quatro átomos de carbono, ligados por forças de London, dando a ele característica hidrofóbica, não sendo totalmente miscível em água. Veja abaixo a fórmula estrutural do éter etílico e seu momento dipolo, onde se pode fazer a ligação de hidrogênio com a água.

Figura 3 - Fórmula estrutural do éter etílico e momento dipolo do éter

4º tudo de ensaio – Observamos que o éter etílico não se solubilizou totalmente com o hexano. Isso porque o hexano é um hidrocarboneto hidrofóbico, e as forças de atração que atuam entre suas moléculas são do tipo dipolo induzido - dipolo induzido (Forças de

4

London). Estas forças de dispersão de London também estão presentes no éter etílico, mas o que predomina são as interações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com