TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ioquímica

Casos: Ioquímica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

Formam-se ATP a partir de ADP e P, quando as moléculas alimentares são oxidadas em seres quimiotróficos. Esse ciclo ATP-ADP é o modo fundamental de troca de energia em sistemas biológicos. No músculo a essa energia ativa liberada pela quebra do ATP em ADP em locais específicos, sobre elementos contráteis, induzindo o encurtamento da fibra muscular. Apenas uma pequena parte de ATP fica armazenada dentro da célula. Essa situação gera um mecanismo sensível para manter e regular o metabolismo energético na célula.

Por sua vez, essa mudança estimula imediatamente a decomposição dos nutrientes armazenados para fornecer energia para a ressíntese de ATP. Dessa forma, o metabolismo energético aumenta rapidamente nos estágios iniciais do exercício sendo este atlético ou apenas um movimento cotidiano que fará parte de um esforço de maior duração.

A fosfocreatina celular, juntamente com seu ATP é conhecida como sistema energético do fosfagênio. Em conjunto, podem proporcionar uma potência muscular máxima por um período de 8 a 10 segundos, quase o suficiente para uma corrida de 100 metros. Assim, a energia proveniente do sistema do fosfagênio é utilizada para os curtos surtos máximos de potência muscular.

O glicogênio armazenado no músculo pode ser desdobrado em glicose, que será então utilizada para energia. O estágio inicial desse processo, denominado glicólise, ocorre totalmente sem o uso de oxigênio e, por conseguinte, é considerado metabolismo anaeróbico. Pela incapacidade da mitocôndria metabolizar todos os subprodutos do glicogênio, grande parte do glicogênio muscular transforma-se em ácido láctico; todavia, ao fazê-lo, são formadas quantidades consideráveis de ATP sem consumo de oxigênio.

Dentre os três sistemas energéticos apresentados têm que o sistema do fosfagênio e do glicogênio-ácido lático, ambos são limitados, visto que apesar de terem velocidades de geração de potência mais rápida que o aeróbico, possuem um estoque disponível por tempo restrito a poucos segundos e de no máximo 2 minutos. No entanto o sistema aeróbico dispõe em estoques muitas ordens de grandeza mais extensas que o dos outros dois sistemas, existindo ainda a opção da degradação de componentes celulares para fornecer elementos para este sistema.

Da mesma forma que a energia proveniente da fosfocreatina pode ser utilizada para reconstituir o ATP, a energia do sistema do glicogênio-ácido láctico também pode ser utilizada para reconstituir a fosfocreatina e o ATP. A seguir, a energia produzida no metabolismo oxidativo do sistema aeróbico pode ser utilizada para recompor todos os outros sistemas - ATP, a fosfocreatina e o sistema do glicogênio-ácido láctico.

Foi realizada uma competição entre os integrantes do grupo que deveriam correr os 100m rasos e os 400m rasos, segue abaixo tabela:

COMPETIDORES 100m 400m

João Paulo 14,7 segundos 1.15 segundos

Gleice 15,5 segundos 1.21 segundos

Celsa 15, 7 segundos 1.24 segundos

Jaqueline 15,9 segundos 1.25 segundos

Rosana 16,2 segundos 1.28 segundos

Nossos referenciais são os corredores e recordistas mundiais Usain Bolt nos 100m rasos com recorde de 9,63 segundos e Michel Johnson nos 400m rasos com recorde de 43,49 segundos, e como podemos ver há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com