TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Junta De Dilatar

Artigos Científicos: Junta De Dilatar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

Junta de dilatação é:

Recurso que impede rachaduras ou trincas. São réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que materiais como concreto, cimento, granilite etc. se expandam sem danificar a superfície.

Junta de dilatação: conheça suas aplicações e para que serve:

A junta de dilatação é uma separação física entre duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.

Caso este espaçamento tenha presença de algum material rígido ou que tenha perdido suas propriedades de elasticidade, o mesmo produzirá tensões indesejáveis na estrutura, e assim impedir ou restringir o movimento decorrente da dilatação térmica previsto para a mesma, originando assim tensões superiores aquelas a serem absorvidas, logo poderá ocasionar fissuras nas lajes adjacente à junta, ocasionando a possibilidade de se propagar às vigas e pilares próximos.

A largura da junta depende do deslocamento previsto, geralmente está entre 2 e 3 cm, podendo ter larguras maiores. Algumas de suas aplicações mais comuns são em; lajes, viadutos, pontes, calçadas, quadras poliesportivas, e etc.

No desenvolvimento de um projeto arquitetônico de grande porte, o engenheiro estrutural deve ser consultado para definir o número e a posição das juntas de dilatação.Projeto Integrador de Engenharia

3o Semestre – 2014/1

Proposta: Junta de Dilatação.

1. Definição de Projeto

O projeto é um trabalho gerenciado que visa a encontrar soluções para um determinado problema ou a execução de determinada proposta.

Para que os objetivos sejam alcançados, é necessária a utilização coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais, bem como a determinação de metas e de um período pré-determinado para a execução das tarefas. Dessa forma, o projeto envolve:

Objetivos; Cumprimento de cronograma(s); Elaboração de planilha(s); Análises relacionadas à aplicabilidade; Qualidade e viabilidade orçamentária; Atingir metas de sustentabilidade.

2. O que é o Projeto Integrador (P.I.) dos cursos de engenharia?

O projeto integrador fundamenta-se na integração de docentes e graduandos de primeiro semestre para desenvolvimento e construção de produtos. Estarão envolvidos os cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Produção Mecânica), Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial.

3. Objetivos do Projeto Integrador (P.I.)

 Propiciar aos alunos dos cursos envolvidos a oportunidade de desenvolver, projetar e conceber a construção de um determinado produto, a partir da aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, competências e habilidades referentes às disciplinas estudadas nos semestres anteriores;

 Reconhecer a interrelação das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso;

 Promover a integração entre alunos, professores e coordenadores;

 Inserir os alunos em atividades comuns à prática acadêmica: planejamento, pesquisa e execução de projetos.

4. Apresentação do Projetos Integrador (P.I.)

A proposta do projeto é a concepção de um sistema para atingir uma meta específica, com a finalidade de participação das equipes formadas por alunos do terceiro semestre dos Cursos de Engenharia de todos os campi da UNINOVE.

Para o 30 Semestre dos Cursos de Engenharia, a proposta é apresentar estudo para utilizar materiais para construir uma Junta de Dilatação, capaz de obter as características para diversas situações práticas (emendas de fiação elétrica, juntas para motores automotivos, juntas entre aparelhos de estruturas , pontes , entre outras utilizações).

4.1 Parâmetros

a) Cada grupo irá apresentar um estudo para obtenção teórica de materiais (ou ligas) com a finalidade definida pelo grupo;

b) O objetivo será a tentativa de estudar e/ou descobrir tecnologia ou materiais para vedação em casos de dilatação entre materiais.

c) A equipe apresentará seus cálculos previamente (com os materiais testados e comparados com a literatura) e compará-los com o dia da apresentação;

5. Orientação e Controle / Acompanhamento dos projetos

O professor da disciplina de Física Geral e Experimental III da turma orientará e controlará o desenvolvimento dos projetos pelos grupos. Caso haja impedimento será substituído pelo professor de Química Geral e Experimental.

Ao longo do semestre, o acompanhamento do projeto, no que diz respeito ao cumprimento das etapas e cronograma, será feito pelos professores-coordenadores dos cursos envolvidos por meio de reuniões e check-list.

6. Características do protótipo e normas da atividade

Caso o grupo queira fazer um protótipo, o mesmo deverá ter as seguintes características:

 Logotipo da UNINOVE em tamanho maior de que os outros adesivos que o grupo queira colar no protótipo;

 Prever itens de segurança durante testes e execução, explicitando-os nos relatórios;

 Caso o grupo opte por utilizar alguma substância química, deve consultar os professores de Química Geral e Experimental, a ciência e anuência dos professores e colegas devem constar no relatório;

 A construção da Junta só deve ser iniciada após a avaliação e anuência do projeto pelo professor de Física Geral e Experimental III;

 No dia da apresentação, deverá ser entregue um relatório final contendo a pesquisa bibliográfica realizada, os desenhos técnicos da Junta, os custos, materiais utilizados;

 O trabalho (relatório + produto) deve ser entregue ao final da atividade e doado à UNINOVE, caso o professor julgue necessário;

 Cada aluno será inscrito em apenas uma equipe quando da entrega do relatório; caso o aluno esteja inscrito em mais de uma equipe, sua nota será 0,0 (zero).

 Cada classe terá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com