TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Pedagogia Caminhn Juntas

Por:   •  3/11/2013  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 12

PSICOLOGIA E PEDAGOGIA CAMINHAN JUNTAS

A psicologia é a ciência que estuda os fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano, e é muito importante para a pedagogia, pois representa o desenvolvimento e facilita a convivência com as pessoas ao redor.

Através da interação entre professor e alunos, a psicologia mostra que é possível a aquisição do saber e cultura acumulados, sendo o professor de alta relevância nesse processo, estruturando condições para interações professor – aluno – objeto de estudo, que levam à melhora do conhecimento, de forma que a Psicologia e Pedagogia caminham juntas.

No meio educacional a psicologia possibilita o aluno a aprender, planejar, direcionar e avaliar suas ações, possibilitando ao longo do processo, a criança refletir sobre seus atos cometidos e repensar a possibilidade de corrigi-los. Experimentando períodos de alegrias, tristeza, ansiedade e de calma, buscando auxilio em seus semelhantes. Pois o ser humano não vive isoladamente. Desse modo deverá ser repensado as praticas pedagógicas instituídas, de modo mais ético, eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

A psicologia ajuda o professor a desenvolver o conhecimento, habilidades, competência, atitudes e valores que permite a construção do saber e fazer do aluno no seu dia a dia, construindo sua própria identidade como professora.

O professor desempenha um papel importante na formação da personalidade de seus alunos e no processo de ensino aprendizagem, ao transmitir o conhecimento, o aluno por sua vez é um sujeito ativo no processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social. O professor por sua vez, tem o papel de mediador do processo de formação do aluno, propiciando a inter-relação (encontro/confronto) entre o aluno e o objeto de seu conhecimento, conteúdo escolar. Nesse momento o conhecimento do aluno é importante no processo de ensino aprendizagem.

.No processo de ensino-aprendizagem a importância da Psicologia reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalização e a diversidade da prática educativa em que a criança se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as crianças vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

A psicologia no âmbito escolar contribui para interagir as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que fazem parte desde ambiente. Nesse momento a psicologia contribui para uma visão mais abrangente do processo educativo que se passa no contexto educacional. Portanto a equipe educacional prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros patamares para compreensão dos fatos que ocorre no dia a dia escolar, possibilitando uma reflexão conjunta que possibilite estratégias que venham resolver as dificuldades enfrentadas.

Teorias Psicologia – Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa Estrutura cognitiva;

Aprendizagem com significados novos conhecimentos (conceitos, idéias e modelo);

Significado, interação e conhecimento;

Muda o foco do ensino modelo – estimulo para modelo aprendizagem significativa. Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

O processo é dinâmico e vai sendo construído.

Teoria genética da aprendizagem Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados;

Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio;

O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento. Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo reconhecimento possa se organizar.

Estágios do desenvolvimento e sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), pré-operatório (02 a 06 anos), operatório-concreto (07 a 11 anos) e operatório-formal (12 a 16 anos).

Teoria sócio cultural (Vygotsky) Desenvolvido por Vygosky;

As mudanças que ocorrem em cada um de nós têm sua raiz na sociedade e na cultura;

O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor – aluno

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com