TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho acadêmico: LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.406 Palavras (18 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. AS EMPRESAS E SEUS OBJETIVOS 3

3. CONJUNTURA GLOBAL 3

4. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA LOGÍSTICA 3

4.1 Até cerca de 1950 3

4.2 Anos 50 até a década de 60 3

4.3 Década de 70 3

4.4 Atualmente 3

5. LOGÍSTICA 3

5.1 Atividades Primárias 3

5.2 Atividades de Apoio 3

6. A LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES 3

6.1 Integração 3

7. OS PONTOS PRINCIPAIS DA LOGÍSTICA 3

8. O NOVO PAPEL DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL 3

9. IMPORTÂNCIA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES 3

10. CONCLUSÃO 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3

ANEXOS 3

ANEXO A – ESTUDO DE CASO: PRÉ-SAL: LOGÍSTICA É O MAIOR DESAFIO 3

RESUMO

A Logística vem ganhando espaço e grande importância para as organizações. Isto porque ocorreram diversas transformações no mundo devido à globalização e desenvolvimento tecnológico, que impactaram as empresas e o ambiente onde estão inseridas, tornando a busca por competitividade cada vez maior para manter seu posicionamento de mercado e lidar com a concorrência que se torna cada vez mais acirrada. A Logística passou por diversas fases de desenvolvimento para se tornar hoje uma estratégia para empresa. Seu papel é desempenhado com o objetivo de agregar valor de tempo e localização, mas deve estar relacionado com as demais áreas da empresa de forma integrada. Assim, sua importância está sempre relacionada a um objetivo em comum, junto com as demais áreas da empresa, dirigindo seus esforços para uma única direção: os objetivos da empresa.

PALAVRAS-CHAVE

Logística nas Organizações; Competitividade nas Empresas; Mudanças no Ambiente Organizacional.

ABSTRACT

Logistics is becoming more popular and important for organizations. This is because many changes have occurred in the world due to globalization and technological development, impacting businesses and the environment in which they operate, making the search for increasing competitiveness to maintain their market positioning and deal with competition becoming increasingly fierce. Logistics has gone through several stages of development to become a strategy for company today. His role is played with the objective of adding value to time and location, but must be related to other areas of the company in an integrated manner. Thus, its importance is always related to a common goal, along with other areas of the company, driving efforts to a single direction: the company's goals.

KEYWORDS

Logistics in Organizations; Competitiveness in Companies; Changes in Organizational Environment.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas buscam cada vez mais ganhar vantagem competitiva no mercado. Graças às muitas transformações que ocorreram com a transformação da sociedade, bem como a globalização, o cenário das organizações tornou-se cada vez mais competitivo.

Junto com a globalização, temos o desenvolvimento tecnológico e a Era da Internet. Tornou-se possível trocar informações em tempo real com pessoas de qualquer lugar do mundo. A velocidade em que ocorre a comunicação nos dias de hoje influenciam e muito nas empresas, que se preocupam cada vez mais com a segurança das informações. Houve uma grande mudança no comportamento dos consumidores que agora possuem acesso a diversos tipos de informações e se tornam cada vez mais exigentes com os produtos e serviços que adquirem.

Com todas as mudanças que ocorreram, surgiram grandes desafios para as organizações. No estudo da administração, com o foco na Logística, podemos ver o quanto é importante o seu papel nas organizações. Um dos grandes desafios das empresas é reduzir custos sem causar impactos em seu negócio. Com isso, a Logística, que vem se desenvolvendo ao longo do tempo, desde as organizações militares até hoje, tornou-se uma estratégia competitiva para as empresas, começando a ser vista como uma área que agrega valor ao produto e serviço, auxiliando nas demais áreas que dependem dela como o marketing, finanças e produção.

2. AS EMPRESAS E SEUS OBJETIVOS

Maior competitividade, desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços que satisfaçam os clientes e a retenção, desenvolvimento e motivação das pessoas que são o capital intelectual das organizações são alguns dos seus principais objetivos.

Considera-se que esses objetivos são grandes desafios para as organizações, pois batem de frente com a busca de reduzir custos sem prejudicar o desenvolvimento do negócio e seus colaboradores. Porém, a Logística é vista como uma oportunidade, uma estratégia competitiva muito eficiente e eficaz.

Isto por que as ações gerenciais são planejadas e coordenadas de forma integrada, com uma visão de todo o processo, a partir do fornecimento da matéria-prima até a sua chegada ao cliente, certificando-se que suas necessidades e expectativas sejam atendidas. Com isso, é possível superar grandes desafios para a organização e obter vantagem competitiva, posicionando-se melhor no mercado.

3. CONJUNTURA GLOBAL

Muitos fatores impulsionam a logística à medida que transformam a sociedade, como os de ordem econômica, empresarial, tecnológica, dentre outros. Um deles é o aumento da competitividade gerada pela globalização e a abertura de mercados. Surgem novos conceitos administrativos que também possuem foco na logística, como o conceito de que a logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com