TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio De Eletrotêcnica Prática 1 - UFC

Monografias: Laboratorio De Eletrotêcnica Prática 1 - UFC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 6

Prática I: Introdução A Instrumentação e Aos Princípios Básicos da Eletricidade

Fortaleza, 2014

OBJETIVOS

• Inspecionar os Instrumentos do Laboratório;

• Prática com alicate Volt-Amperímetro;

• Estudo do efeito da temperatura na resistência;

• Estudo e Comprovação das Leis Básicas da Eletricidade;

INTRODUÇÃO TEORICA

Nos tempos modernos, o homem vem desenvolvendo a tecnologias cada vez mais avançadas, com o objetivo de auxiliar e facilitar o dia a dia do mesmo. A maior parte, desses aparelhos tecnológicos, utiliza eletricidade como fonte de energia. Para poder utilizar da eletricidade, se fez necessário um grande conhecimento sobre o comportamento da eletricidade, e dos elementos que dela eram gerados como o magnetismo.

Nos conhecimentos de eletricidade, começa estudando as leis básicas da eletricidade que são:

• Leis de Kirchhoff:

o Primeira lei de Kirchhoff (lei dos nós): Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam(aquelas cujas apontam para fora do nó) é igual a soma das correntes que chegam até ele.

o Segunda lei de Kirchhoff (lei das malhas): A soma algébrica das forças eletromotrizes (f.e.m) em qualquer malha é igual a soma algébrica das quedas de potencial ou dos produtos iR contidos na malha.

• Lei de Ohm:

o Primeira lei de Ohm: Mantendo-se a temperatura de um resistor constante, a diferença de potencial aplicada nos seus extremos é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica.

o Segunda lei de Ohm: A resistência elétrica de um condutor homogêneo de secção transversal constante é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de secção transversal e depende do material do qual ele é feito

Procedimento

3.1. Inspecionando os instrumentos do laboratório:

Utilizando o painel MOD. A, foi testado os seguintes elementos:

• Transformador 220/6+6V;

• Resistores de 4, 15 e 22Ω (O Painel utilizado continha resistências diferentes do manual);

• Amperímetro 0-15A;

• Voltímetro 0- 250V;

• Receptáculo Universal rosca E-27 com lâmpadas incandescentes de 100W;

Com os valores encontrados foi feita uma tabela:

Amperímetro

Voltímetro 1

Voltímetro 2

Valor de fundo de escala

1A

15V

250V

Classe de exatidão

1,5

1,5

1,5

Valor de tensão de prova (classe de isolamento)

2KV

2KV

2KV

Princípio de funcionamento

Ferro Móvel

Ferro Móvel

Ferro Móvel

Projetado para que tipo de correte

CA

CA

CA

3.2. Prática com alicate Volt-Amperímetro e estudo do efeito da temperatura na resistência:

Foi montado o sistema 1 mostrado no manual, contendo três lâmpadas, de 220V/150W, em paralelo ligadas a uma bateria de 220V, após montar o sistema e liga-lo foi feita a medição da corrente do sistema usando o alicate entre o ponto inicial do sistema A e o final F. O valor encontrado na medição foi de 2,01A, em seguida foi feita a medida da corrente que passa em apenas uma lâmpada ligando os pontos B e C, encontrando o valor de 0,67A. Por fim, foi feita a medição da corrente entre o neutro N e a fonte A, encontrando o valor de 0A. Em seguido foi inserido fora do sistema uma lâmpada 220V/100W, e usando o multímetro, foi medido a sua resistência à temperatura ambiente, obtendo-se 35Ω.

Foi desfeito o sistema anterior e montado o sistema 2 seguinte, contendo uma lâmpada de 220V/100W, com um voltímetro em paralelo e um amperímetro em série, ligado a uma bateria de 220V. Ao ligar o sistema foram anotados os valores obtidos no amperímetro e no voltímetro, sendo eles 0,44A e 215V.

3.3. Estudo e Comprovação das Leis Básicas da Eletricidade:

Foi montado o sistema 3, contendo uma fonte de 220V ligada a um transformador, que modifica a tensão para 6V, fornecendo energia a um circuito formado por uma amperímetro ligado a dois resistores, sendo eles de 15 e 22Ω. Ao ligarmos o sistema o amperímetro mediu o valor da corrente que saiu diretamente da fonte (I1), dando 0,62A. Em seguida, o amperímetro foi reposicionado para calcular o valor da corrente do resistor de 15Ω (I2), obtendo-se o valor de 0,38A, e posterior mente no resistor de 22Ω (I3), chegando ao valor de 0,24A.

Em seguida, foi montado o sistema 4, contendo uma fonte de 220V ligada a um transformador, que modifica a tensão para 6V, fornecendo energia a um circuito formado por um resistor de 4Ω, ligado em série a um voltímetro e dois resistores(15 e 22Ω) em paralelo. Modificando o voltímetro de posição, foram medidas as seguintes voltagens, do sistema (VAC), do resistor de 4Ω (VAB) e dos resistor em paralelo de 15 e 22Ω (VBC):

VAC VAB VBC

11,4V 3,6V 7,3V

DISCUSSÃO E COMENTÁRIOS

3.1. Inspecionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com