TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipidios

Trabalho Escolar: Lipidios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Os lipídios também podem ser chamados de lipídeos, lípides ou lipídos englobam as substâncias gordurosas tanto do reino animal quanto vegetal.

Todo que ao reagir com água e formar um acido graxo superior, um monoálcool graxo superior ou um poliálcool (glicerina), e alguns outros compostos podem ser definidos como lipídios.

Podemos classificar os lipídios em dois tipos, gordura que chamamos de substâncias insaturadas, e óleo que chamamos de substâncias insaturadas.

Todos os seres vivos podem sintetizar os lipídios, porem algumas classes de lipídios só podem ser sintetizados por vegetais, como os ácidos graxos essenciais e das vitaminas lipossolúveis. Os lipídios que mais se destacam são os fosfolipídios, glicerídeos, esteróides e os cerídeos.

Podem ser encontrado em muitos alimentos, tanto animal, quanto vegetal, como o abacate, coco, soja, carnes, leite etc.

LIPÍDIOS

Os lipídios possuem uma estrutura molecular bem variada, ou seja, eles não possuem uma única função orgânica. Tendo diversas atividades diferentes de acordo com a especialidade de cada um. Como:

Reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes),

Isolante térmico (mamíferos),

Colaboração na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, que de maneira mais clara, definimos como uma aversão à molécula de água, já que hidro vem de água, e fóbico vem de fobia, medo.

Fonte < http://reciclo-oleo.blogspot.com.br/2010/06/oleo-de-cozinha-e-contaminacao-da-agua.html>Acesso em 01 de outubro 2013

Uma das maiores relevâncias do metabolismo lipídico vem justamente desta característica hidrofóbica dessas moléculas. Como nosso corpo possui cerca de 50% de água muitos podem imaginar que essa hidrofobia poderia ser um fator negativo, quando na verdade ela é justamente o contrário. O fato de haver tanta água necessita que algo faça uma divisão entre o meio celular e extracelular, como uma interface que estabeleça a separação entre os dois. Como esses lipídios não são solúveis, eles fazem esse papel, servindo como um tipo de barreira, que faz essa separação celular.

Óleos e gorduras – pertencem à categoria dos ésteres e são formados por meio da reação de um álcool, chamado glicerol, com ácidos orgânicos de cadeia longa, conhecidos como ácidos graxos. O exemplo do que ocorre com os carboidratos, a reação do glicerol com os ácidos graxos é de condensação, havendo liberação de moléculas de água.

Fonte< http://umpeverde.blogspot.com.br/2011/06/liideos.html > Acesso em setembro 2013

Como o glicerol é um triálcool (possui três terminações OH na molécula), se ligam a ele três ácidos graxos, formando o chamado triglicerídeos. Nos seres vivos, existem diversos tipos de triglicerídeos, uma vez que são muitos os tipos de ácidos graxos deles participantes.

Fonte: < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica6.php > Acesso em: 23 agosto 2013

Com relação aos ácidos graxos que participam de um triglicerídeos, lembre-se que são substâncias de cadeia longa. Em uma das extremidades de cada ácido graxo há uma porção ácida (a “cabeça”), seguida de uma longa “cauda” formada por uma seqüência de átomos de carbono ligados a átomos de hidrogênio.

Nos chamados ácidos graxos saturados, todas as ligações disponíveis dos átomos de carbono são ocupadas por átomos de hidrogênio. Já nos ácidos graxos insaturados, nem todas as ligações do carbono são ocupadas por hidrogênios; em conseqüência, forma-se o que em química é conhecido como dupla ligação entre um átomo de carbono e o seguinte (motivo pelo qual o ácido graxo recebe a denominação de insaturado). Nos ácidos graxos poliinsaturados há mais de uma dupla ligação.

Fosfolipídios – as membranas biológicas são constituídas por fosfolipídios. Nos fosfolipídios há apenas duas moléculas de ácidos graxos – de natureza apolar – ligadas ao glicerol. O terceiro componente que se liga ao glicerol é um grupo fosfato (daí a denominação fosfolipídio) que, por sua vez, pode estar ligado a outras moléculas orgânicas. Assim, cada fosfolipídio contém uma porção hidrofóbica – representada pelos ácidos graxos – e uma porção hidrofílica – corresponde ao grupo fosfato e às moléculas a ele associadas. Um fato notável é que, ao serem colocadas em água, as moléculas de fosfolipídios podem assumir o formato de uma esfera, conhecida como micela: as porções polares, hidrofílicas, distribuem-se na periferia, enquanto as caudas hidrofóbicas ficam no interior da micelas afastadas da água.

Fonte: < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica6.php > Acesso em: 23 agosto 2013

Nas células, os fosfolipídios das membranas biológicas (membrana plasmática e de muitas organelas) dispõem-se formando bicamadas. As porções hidrofílicas ficam em contato com a água dos meios interno e externo celular, enquanto as hidrofóbicas situam-se internamente na membrana, afastadas da água.

Fonte: < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica6.php > Acesso em: 23 agosto 2013

Prostaglandinas – essas substâncias atuam como mensageiras químicas em muitos tecidos humanos. Seu nome deriva do fato de terem sido descobertas em componentes do sêmen humano produzidos na glândula próstata.

Terpenos – lipídios de cadeia longa, componentes de pigmentos biologicamente importantes como a clorofila (pigmento vegetal participante da fotossíntese). Uma importante categoria de terpenos é a dos carotenóides (pigmentos amarelados), dos quais o mais importante é o B-caroteno (encontrado em muitos alimentos de origem vegetal, como a cenoura, por exemplo), que é precursor da vitamina A (retinol).

Esteróides – alguns esteróides são hormônios (por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com