TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro De Programação

Exames: Livro De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  8.082 Palavras (33 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 33

LINGUAGEM

DE

PROGRAMAÇÃO

C# / C++

1: Configuração do ambiente

2: Hello, World! >

Definição

O compilador é a ferramenta básica de todo programador. Antes de poder executar seu programa, precisa transformar o texto que você escreveu (em arquivos fonte) em um arquivo binário que o computador consiga ler. É o que o compilador faz. Ele é um programa que roda como qualquer outro, lê os arquivos fonte, faz um monte de coisas, escreve um arquivo binário, e termina.

Para criar seu primeiro programa C você precisa de um compilador. Se estiver usando Linux, já tem o gcc (digite gcc --help na linha de comando), se estiver usando Windows, precisa instalar um compilador. Vamos usar as ferramentas da Microsoft porque são as mais práticas e fáceis de usar. Acesse http://www.microsoft.com/express/downloads/ e baixe o instalador da última versão do Visual C++ Express. Neste curso, vamos usar a 2010.

Após o download execute o instalador. Se for o instalador web, ele vai baixar o resto do programa (mais ou menos 150MB) e instalá-lo. Não precisa alterar nenhuma opção, deixamos tudo padrão. Cuidado, como sempre com as coisas da Microsoft, vai precisar reiniciar a máquina. Duas vezes! Pode ser mais dependendo da fase da lua.

Definição

IDE quer dizer ambiente integrado de desenvolvimento na sigla em inglês (Integrated Development Environment). Integrado porque ele junta duas funcionalidades que antigamente eram separadas : o editor de texto, para escrever o programa, e o compilador, para criar o executável a partir do texto.

Uma vez instalado, abra o Visual Studio. Vai ser o nosso IDE. Abre-se a interface bonitinha onde podemos clicar no link "New Project", ou acessar o menu "File>New>Project..." (veja onde). Escolhemos o tipo "Empty Project", demos um nome ao projeto, algo como "Test 01" (fica lá) e clicamos em OK e depois em Finish.

Definição

No jargão da Microsoft, um projeto é um conjunto de arquivos fonte e de preferências que, juntos, são usadas pelo compilador para gerar um binário. Um binário pode ser um programa executável (arquivo .exe) ou uma biblioteca de funções (.dll ou .lib). Arquivos binários estão num formato prático para execução pelo computador, mas nós meros humanos não conseguimos ler pois não trata-se de texto claro. De maneira geral, chamamos de binário tudo que não é texto.

Chegando nesta altura temos um projeto vazio, que não faz nada e nem um programa é ainda. O projeto e seus arquivos ficam à esquerda, no "Solution Explorer". Usamos o botão direito na pasta Source File para acrescentar um novo item (lá). Escolhemos o tipo "C++ File" (lá).

Arquivos C++ tem a extensão .cpp no mundo da Microsoft (.cc no linux), mas a gente quer criar um programa C, não C++, então chamamos esse novo item de "teste.c". Este arquivo é um arquivo fonte: ele vai conter o código do nosso primeiro programa. É chamado de fonte porque é a origem de tudo. É a partir dos arquivos fonte que o compilador gera o programa final.

Vamos escrever o programa mais simples possível. Copie e cole o fonte seguinte em teste.c:

void main () { }

Em C e C++, as maiúsculas e minúsculas são coisas diferentes. "vOiD" não existe enquanto void é uma palavra-chave conhecida do compilador. Os espaços por sua vez não têm importância na lógica do programa, portanto poderiamos sem problema escrever:

void main ( )

{

}

Isso vai ser muito prático para escrever programas legíveis, como veremos na aula 14.

Este é o programa C mais curto possível. Ele não faz absolutamente nada, mas já pode ser compilado. Então acesse o menu Debug e clique em "Build Solution" ou aperte F7 (acostume-se logo com F7). O resultado da compilação aparece numa janelinha em baixo do fonte. Ela deve dizer que não há nenhum erro e que 1 projeto foi compilado com sucesso. Depois disso, podemos executar o programa que acabou de ser gerado acessando o menu "Debug>Start Debugging" ou apertando F5 (F5 rulez!).

Também podemos abrir a pasta onde o Visual Studio gerou o executável. Deve ficar em "My Documents\Visual Studio 2010\Projects\Test 01\Debug" ou algo parecido, dependendo de sua versão do Windows. Deve ter aí um Test 01.exe. Se não souber onde fica esta pasta, selecione seu arquivo .c clicando com o botão esquerdo e acesso menu "File>Save test.c As...", o Visual Studio vai abrir a pasta certinha.

Que seja pelo F5 no Visual Studio ou dando um clique duplo no arquivo .exe, mandando nosso programa executar abre uma janela por uma fração de segundo só, ela se fecha na mesma hora. É porque nosso programa não faz nada, então ele é encerrado imediatamente após ser iniciado.

Na próxima lição vamos descobrir como imrpimir texto num console.

2: Hello, World!

< 1: Configuração do ambiente

3: Visual Studio >

Vamos alterar nosso programa vazio para que ele faça alguma coisa. Mas antes precisamos entender o conceito de include. Altere o programa para que ele fique assim:

#include <stdio.h>

void main()

{

}

Definição

Entrada e Saída são duas palavras muito usadas em programação. O miolo do programa é considerado "dentro", tudo que vem de fora, como movimentos de mouse ou teclas apertadas, é considerado "entrada" enquanto tudo que seu programa produz como texto ou som é considerado "saída".

Acrescentamos uma diretiva de compilação. É um comando que fala para o compilador tratar o arquivo stdio.h antes de prosseguir. Um arquivo ".h" fornece declarações que podem ser utilizadas no nosso programa. No caso do stdio (abreviação de Standard

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com