TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro do Programa - PLI

Tese: Livro do Programa - PLI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2014  •  Tese  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Os Programas do livro - PLI - é uma ação do FNDE que visa a dar subsídios ao trabalho pedagógico dos professores, através da distribuição de livros didáticos para alunos da Educação Básica.

O PLI é composto pelos seguintes programas: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA), Pro¬grama Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo (PNLD-Campo) e Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

É necessário que haja interesse em desenvolver práticas que estimule e desenvolva a leitura, de forma que isto se torne gratificante para todos que participam professores pais e toda a comunidade escolar visto que estes projetos auxiliam no desenvolvimento e crescimento do aluno, pois este vai poder compreender e conhecer o conteúdo de maneira mais completa e prazerosa.

Com estes projetos não apenas os alunos mas também os educadores se motivam bem mais, pois estes passam a ter material de qualidade e com quantidade para desenvolver suas atividades, sem se preocupar com falta de material ou falta de conhecimento, já que além dos livros vem também um material de apoio ao professor para que este possa trabalhar com o material de forma clara e objetiva, sendo assim os profissionais se destacam por ter a possibilidade de produzir aulas bem elaboradas e inovadoras utilizando-se dos matérias de apoio.

De acordo com Martins, (2005, p.120):

O desenvolvimento intelectual depende das atividades do sujeito. Essa atividade do sujeito (a operatividade) é produto de construções sucessivas, e o fator desse construtivismo é um possível equilíbrio graças ás constantes elaborações e reelaborações das estruturas.

Na educação é necessário que tanto o material como o profissional se aperfeiçoe, visando assim uma melhora nas praticas educativas, mediante ao desenvolvimento social é crucial que o responsável pela transmição do conhecimento esteja ciente das atualizações e inovações que a educação necessita, pois o educador que tem um bom abito de leitura e busca sempre novas práticas educacionais sempre estimula seus alunos a serem bons leitores e auxilia no bom desenvolvimento do grupo.

A escola que possui o PLI e bons professores tem tudo para desenvolver uma ótima pratica educacional no seu ambiente escolar, pois todos se sentiram envolvidos e motivados a participar e incentivar os alunos a serem bem aplicados nas atividades de classe e buscar sempre estar pesquisando, lendo, aprendendo.

O professor traz consigo a responsabilidade de preparar e instruir os futuros cidadão, de forma que estes devem ser o espelho para seus educandos, de forma que apresentem o prazer em conhecer algo novo, em ler um bom livro e respeitar a opinião dos demais, tudo isso o educador deve saber, pois os alunos sentem admiração por estes e quando vêm que este faz tudo com muito carinho e dedicação sentem se orgulhosos por isso.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVOS

É importante que nós professores tenhamos conhecimento a respeito dos programas e projetos desenvolvidos em nossa escola. O objetivo deste trabalho é conhecer como funciona o PLI na prática.

2.2 COLETA DE DADOS

Segundo as informações coletadas a escola aderiu ao PLI em 2003 e quem ficou responsável pela adesão ao programa, pedidos de livros, realização do censo escolar é justamente a equipe de supervisores da escola.

Antigamente a escolha e pedidos dos livros eram feitas pela Secretaria da Educação , hoje cada escola tem a possibilidade de fazer a escolha do livro e os pedidos pela internet.

A escolha dos livros é realizada pela equipe de professores da escola, onde os professores entram em consenso e escolhem os livros que mais se adequam a realidade da escola. Feita a escolha, todos os supervisores, diretores e Secretaria Municipal da Educação, se reúnem para a escolha definitiva dos livros.

Um dos pontos negativos apontados refere-se a quantidade de livros. A quantidade de livros recebidos vem referente ao número de alunos do ano anterior, por exemplo este ano a escola tem duas turmas de 2º ano mas no ano que vem terá quatro turmas, sendo assim a escola só vai receber livros somente para duas turmas enquanto as outras duas vão ficar sem. Outro ponto negativo é que os livros não condizem com a realidade do município.

Como ponto positivo foi citado o auxílio no planejamento do professor.

Nesta escola os alunos do 1º ano recebem um livro de português e outro de matemática (consumível). Os alunos do 2º ano recebem livros de português, matemática, história, geografia e ciências, sendo os dois primeiros consumíveis. Já os livros do 3º ano são todos consumíveis. Os 4º e 5º Anos não recebem nenhum livro consumível.

Nenhum livro é levado para casa, pois de acordo com a entrevistada em outros anos que o livro foi entregue eram comum os casos de livros perdidos, estragados, rasgados e esquecidos, então a escola optou por deixar o livro dentro da sala sob os cuidados das professoras. Quando necessário fazer uma tarefa de casa no livro, é recomendado que as professoras passem a atividade no fim de semana para que as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com