TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Pesquisas Acadêmicas: PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

REPRESENTAÇÃO DE ENSINO /JI-PARANÁ

CORDENAÇÃO ESTADUAL DO FNDE

CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

(PROGRAMA DE TRANSPORTE DO ESCOLAR – PTE)

RELATO DE EXPERIÊNCIA

“Transporte Escolar um Direito de Todos”

JI-PARANÁ, 28 DE AGOSTO 2012.

IDENTIFICAÇÃO

CURSISTA:.

INTRODUÇÃO:

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) tem por objetivo garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, residente na área rural que precisam utilizar o transporte escolar, o programa e mantido por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios.

Por ser direito de nossos alunos o acesso a escola, deve-se também oferecer condições para que este seja assegurado. O município de Ji-paraná conta com um número relevante de ônibus em perfeito estado de conservação para o transporte dos alunos da rede pública de ensino fundamental e médio das áreas rurais.

RELATO DE PESQUISA

Os recursos disponibilizados pelo Pnate vêm melhorando consideravelmente as condições do transporte escolar no município e estão sendo empregados com responsabilidade e coerência. Satisfazendo as necessidades dos alunos.

O principal problema encontrado em nossa cidade é a falta de conservação das estradas, pois as mesmas não são pavimentadas. Causando transtorno aos alunos, pois no período das chuvas a muitos atoleiros que atrapalham no trajeto. E no período da seca a poeira e intensa prejudicando não só o acesso dos alunos a escola como também lhes causando problemas de saúde.

Diante da realidade apresentada em nosso município, é possível ressaltar o interesse em oferecer melhores condições de transporte para nossos alunos que já são tão castigados pela distância da escola, visto que os recursos do Pnate são empregados na manutenção dos ônibus, para melhor atender as necessidades dos alunos.

SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Falta de manutenção periódica das estradas.

ANÁLISE DE DADOS

Conversando com funcionários da Escola Municipal Edson Lopes no Km 09 da linha 20, eles me relataram que o ônibus que faz o transporte escolar dos alunos está em bom estado de conservação. Só não souberam informar como e feita à manutenção dos ônibus. E que o único problema que encontram no acesso é a má conservação das vias.

CONCLUSÃO

O transporte escolar é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com