TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAL E RECURSOS PATRIMONIAIS

Trabalho acadêmico: MATERIAL E RECURSOS PATRIMONIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho está abordando a importância de gerir bem os recursos materiais e patrimoniais de uma empresa, está sendo destacados os principais fatores de produção: Recursos clássicos e tecnológicos. E, como a tecnologia contribui para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Na segunda parte está sendo tratado sobre a importância da gestão de estoque e compras e a melhor forma de administrar o sistema de logística integrada de uma empresa.

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A administração de recursos materiais engloba uma sequencia de tarefas que se inicia desde a identificação do fornecedor e termina com a entrega de um produto acabado ao consumidor final. E, a administração de recursos patrimoniais, se preocupa mais com a conservação, manutenção, estocagem e, quando for o caso, alienação.

Os principais fatores de produção são os recursos, ou seja, tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza. Nesse caso, pode-se dizer que capital, terra (ou natureza) e trabalho são recursos que devem ser administrados.

A tecnologia também é considerada um fator de produção, pois assim como os recursos clássicos ela contribui para gerar riqueza, pois além de máquinas, ferramentas e produtos químicos ela contribui com conhecimentos com o qual as empresas contam para produzir produtos e serviços. Os recursos tecnológicos englobam ainda: produto, processo, informação e gestão.

O administrador deve conhecer a tecnologia de produto, a dinâmica de lançamento e a importância deles para a consecução dos objetivos estratégicos da empresa. Isso porque a gestão de informação assume um papel cada vez mais estratégico nas grandes organizações, e a tecnologia tem-se tornado cada vez mais complexa nos últimos anos, e tanto os administradores como as empresas que conseguirem acompanhar essa tecnologia obterão vantagem competitiva na comercialização de seus produtos.

Uma das formas mais eficazes para administradores e gerentes de uma organização identificar se seus produtos estão sendo aceitos no mercado, se estão satisfazendo as necessidades de seus clientes e principalmente se está colaborando para alcançar os objetivos de sua empresa é fazendo a medida de desempenho, pois essa mensuração auxilia na tomada de decisões.

Existem várias formas para medir o desempenho da empresa, como: calcular o giro de estoque, o lead time (intervalo de tempo necessário para a execução de uma atividade), o produto acabado em estoque e a eficiência de entregas. Isso pode avaliar a administração dos materiais.

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

Sabemos que com passar dos anos as indústrias, empresas tiveram que se adaptar aos novos métodos de armazenamento. É de grande importância armazenagem para logística, pois leva soluções para as dificuldades de estocagem de materiais e possibilita um melhor desempenho entre as cadeias de suprimento, produção e também a distribuição. Além de minimizar os custos e a aumentar a satisfação do cliente, a armazenagem planejada fornece diversos benefícios indiretos como centralização de remessas, o que traz um aumento para visibilidade dos pedidos, fornecendo informações que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com