TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE: Reflexão Acerca Da Poluição Do Ar Na Perspectiva Educacional Da Preservação Do Meio Ambiente

Trabalho Universitário: MEIO AMBIENTE: Reflexão Acerca Da Poluição Do Ar Na Perspectiva Educacional Da Preservação Do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Vem-se observando na contemporaneidade, que a poluição do ar representa um grande problema em diversos lugares do mundo. Na maioria dos países, a natureza ocorre cada vez mais a degradação da qualidade do ar, tudo isso depende de forma direta das características locais topográficas, das fontes de poluentes atmosféricas que se alastra área, assim como das condições meteorológicas predominantes. (Fonte ?)

No entanto, apesar da poluição do ar ser um acontecimento muito antigo que teve início com a formação do nosso planeta, principalmente, devido as emissões provenientes de erupções vulcânicas, somente a partir da segunda metade do século XX, estudos a respeito deste problema passaram a ser realizados. (Fonte ?)

Através do monitoramento dos constituintes atmosféricos começaram a surgir questionamentos sobre quais seriam as conseqüências para a humanidade caso continuasse a haver um aumento sucessivo na concentração de poluentes. O monitoramento da qualidade do ar é realizado para determinar o nível de concentração dos poluentes presentes na atmosfera. (Fonte ?)

Na verdade, o crescimento desenfreado dos grandes centros urbanos teve como um dos principais impactos a degradação da qualidade do ar e, por conseguinte, um impacto na saúde da população e no meio ambiente em geral. Dessa forma, com o aumento das emissões atmosféricas, principalmente, gerado a partir da queima de combustíveis fósseis, agravado pelo processo de urbanização passou-se a associar qualidade de vida à qualidade do ar. (Fonte ?)

A importância da educação ambiental se constitui numa proposta de educação, que tem como objetivo conscientizar todos os cidadãos, através de uma metodologia pedagógica participativa procurando abordar nos educandos uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, pois todos nós temos o direito a um meio ambiente mais saudável e saber preservá-lo. (Fonte ?)

Esta pesquisa tem como premissa refletir sobre qualidade do ar contextualizando com a perspectiva educacional, a metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico que mostram os resultados bem sucedidos na elaboração do artigo. (Fonte ?)

2. METODOLOGIA

3. HISTÓRICO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

O problema da poluição do ar surgiu bem antes dos principais fenômenos de urbanização e industrialização. Nos primórdios da história terrestre, os vulcões já eram responsáveis pelo lançamento de poluentes na atmosfera. Porém, é impossível não associar a história dos combustíveis, a industrialização e o desenvolvimento das populações urbanas com a história da poluição do ar. Estes fatores definitivamente estão intimamente associados.

Antigamente os incêndios nas florestas causados pelo homem, assim como processos incivilizados de aquecimento doméstico e cozimento de alimentos, eram incômodos à população local. “Em 361 A.C., Theophrastos já se referia a “substâncias fósseis que queimam por um longo tempo, mas cujo cheiro é incômodo e desagradável” (STERN, 1986, p. 56). Em 65 A.C., o poeta Horácio lamentava que os templos de Roma estivessem enegrecidos pela fumaça.

4. Classificação dos poluentes atmosféricos

Os poluentes atmosféricos podem ser classificados como “qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa e de energia que, presente na atmosfera, pode torná-la poluída” (Resolução CONAMA 03/90). Estes poluentes podem ser classificados como: Poluentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com