TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas teóricas do ambiente: que pensam os dirigentes de organizações do Terceiro Setor

Por:   •  16/8/2017  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA

Curso de Administração

Disciplina: Organização Politica e Terceiro Setor.

Professor: Alysson Santos Leite

RESENHA DE ARTIGO

Aluna: Clarine Teixeira Santos-1321231

Perspectivas teóricas do ambiente: que pensam os dirigentes de organizações do Terceiro Setor

Sabe-se que as organizações de terceiro setor e suas atividades voluntárias vêm sendo formadas para prestar serviços sociais e promover o desenvolvimento econômico local, ambiental e também sanar objetivos em prol da sociedade. Porém a falta de dados sistematizados, variações terminológicas e outras ações de as organizações do terceiro setor desempenham, torna as mesmas difíceis de serem identificadas. Há também problemas de captação de recursos, pois nem todos estão sempre dispostos a doar, e assim os patrocinadores e financiadores são de suma importância para a sobrevivência dessas organizações.

O texto relata justamente sobre as perspectivas deterministas em que o ambiente tem no funcionamento da organização e perspectivas que se voltam para os recursos internos da organização, alinhados ao grau de concordância e preferências dos dirigentes dessas organizações sociais.

Várias são as teorias do ambiente, e no artigo são analisados  e classificadas cada teoria de acordo com o nível de concordância e preferências dos dirigentes das Organizações Sociais. A primeira visão teórica do ambiente é sobre a ecologia populacional na qual enfatiza a capacidade adaptativa das organizações, onde o ambiente seleciona tipos de organizações que melhor se adaptam às características ambientais. A teoria Contingencial enfatiza que a estrutura organizacional depende das demandas ambientais, ou seja, a contingencia determina a estrutura. Outra abordagem teórica do ambiente refere-se as cinco forças de Porter, onde ameaça de produtos substitutos; novos entrantes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores; e rivalidade entre empresas existentes são parâmetros para a criação de uma posição estável e criação de estratégias competitivas genéricas. A visão baseada em recurso considera que os recursos podem oferecer vantagem competitiva sustentada, sendo considerados valiosos, raros e difíceis de serem imitados e substituídos. A teoria institucional, diz que  institucionalização é um processo adaptativo, formado em relação às características dos participantes, assim como pelas influências e forças do ambiente, inserindo um valor além das necessidades técnicas.

Através da abordagem das teorias é possível identificar linhas de ação nas Organizações Sociais que possam potenciar os esforços dos dirigentes na busca de recursos, melhorias de processos de gestão e legitimidade, bem como identificar possíveis deficiências que precisam ser reforçados ou estimulados no processo de interação com o ambiente.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com