TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DE ESTÁGIO

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  4.718 Visualizações

Página 1 de 9

MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DE ESTÁGIO

(RELATÓRIO FINAL – ESTÁGIO III)

Autor: Rogério Uliano Rohden

Prof. Orientador (Letícia Michels)

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso: Serviço Social (SES 2291) – Estágio

10/10/2013

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento do estágio realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Braço do Norte.  Nos estágios foram utilizadas as técnicas de observação, dinâmicas de grupo, visitas domiciliares/ institucionais e reuniões. Foi possível realizar estudo documental e analise do histórico, plano de trabalho e projeto político pedagógico do Serviço de PSC e LA, sendo que através destes documentos e do contato com a demanda estudada, foi possível elaborar o projeto de intervenção com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e com suas famílias.

No decorrer do estágio I pode-se perceber e aprender muito com as experiências passadas pelos profissionais do CREAS, principalmente no que se refere ao Serviço de Medidas Socioeducativas. Deve-se salientar também que além de aprender muito com a equipe técnica, pode-se aprender e identificar fatores que influenciam adolescentes e suas famílias nas questões sociais. Nesta fase, a observação foi a técnica instrumental predominante. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Braço do Norte configurou-se como um local de aprendizado da prática profissional, sendo possível ter momentos de reflexão sobre a prática profissional do Assistente Social e ainda, perceber peculiaridades que envolvem a profissão.

Várias dúvidas surgiram durante o período de estágio, tais como dúvidas relacionadas aos instrumentos utilizados pelo profissional, tais como o estudo de caso, relatórios, visitas domiciliares, projetos, dentre outros, porém, tais dúvidas foram sanadas pelo supervisor de campo de acordo com o tempo em que foram surgindo.

Considero que o estágio I proporcionou-me a complementação do ensino e da aprendizagem passados nos conteúdos das aulas.  Todo o processo foi regulado em princípios técnicos, éticos e políticos do serviço social, sendo pautado em ações transformadoras. Por fim, o estágio, do ponto de vista acadêmico, pode ser considerado como mais um passo decisivo e positivo na formação.

Após a observação realizada na primeira etapa no estágio I, onde foi possível observar a dinâmica de trabalho que é ofertado ao público deste serviço, pode-se percebeu-se uma vasta gama de frentes que poderiam ser trabalhadas e transformadas em objeto de estudo na fase de planejamento da intervenção, no estágio II.

A demanda que se destacou e que foi trabalhada durante o processo de estágio foi a atividade de grupo com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias, atentando para as orientações sobre o uso de drogas e para o fortalecimento de vínculos familiares.

Além das atividades grupais, foi possível realizar visitas domiciliares e institucionais a fim de compreender como funciona a articulação do serviço com as demais políticas públicas.

O projeto de intervenção de estágio teve como objetivos a contribuição para o estabelecimento da autoconfiança e a capacidade de reflexão sobre as drogas e suas conseqüências e sobre a importância do fortalecimento de vínculos familiares. Tendo como objetivos específicos: Identificar o perfil dos adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de Prestação de Serviço à Comunidade, de modo a obter conhecimento dos fatores que levaram estes adolescentes à prática do ato infracional; Desenvolver ações socioeducativas com enfoque às drogas; Contribuir para o fortalecimento dos laços familiares e comunitários; Articular ações com as demais políticas públicas; Motivar quanto ao abandono do uso de substâncias psicoativas, alertando quanto às consequências que as mesmas trazem para suas vidas.

Em Braço do Norte, no período de janeiro à maio de 2013, o registro de casos de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas totalizava 16, sendo 16 adolescentes cumprindo serviço de prestação a comunidade e de 02 em cumprimento de liberdade assistida.

A idade dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto em Braço do Norte no período variou de 12 a 19 anos, sendo 11 do sexo masculino e 05 feminino.

Em se tratando dos tipos de atos infracionais cometidos, destaca-se o furto, seguindo de porte de drogas e brigas e perturbação da ordem.

No período de estágio, foram realizadas duas atividades grupais com os adolescentes e suas famílias e uma atividade grupal com as instituições que recebem adolescentes para cumprimento de medida de prestação de serviço a comunidade.

Nestas atividades, fui acompanhado pela equipe técnica do serviço, e juntos desenvolvemos atividades onde foram trabalhados temas relacionados ao uso de drogas e principalmente ao fortalecimento do vínculo familiar.

A participação dos adolescentes e de seus responsáveis foi muito satisfatória, pois contou-se com a presença de quase 100% do total de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no município.

No primeiro encontro, além da palestra com a Promotora de Justiça, realizou-se dinâmica de grupo, com a finalidade de resgatar a auto-estima e proporcionar momento de contato de carinho entre os familiares.

Por conta da deficiência no quadro de profissionais técnicos no Serviço de Proteção a adolescentes em cumprimento de PSC/LA, o segundo encontro do grupo foi realizado juntamente com o grupo de apoio psicossocial do PAEFI. Neste encontro,os adolescentes e seus familiares participaram de palestra realizada por psicóloga do CREAS, que direcionou a atividade para a reflexão de como se dão as relações entre pais e filhos e sobre a importância das regras e limites no lar.

Juntamente com a equipe do CREAS, foi possível orientar e sensibilizar as famílias durante todo o processo de estágio com relação a sua responsabilidade à integração social do adolescente.

A prevenção à reincidência foi realizada de forma continuada durante todos os encontros e visitas institucionais e domiciliares. Através do grupo e apoio foi permitido despertar por meio das ações uma reflexão em torno da busca por novos ideais.

2 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O CREAS é uma unidade pública estatal, responsável pela oferta serviços especializado e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados e/ou ameaçados, através de equipe de profissionais multidisciplinar e processos de trabalhos de apoio e acompanhamento individualizado especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (956.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com