TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

META SOLUÇOES EM MOVEIS

Pesquisas Acadêmicas: META SOLUÇOES EM MOVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

6. MÉTODO DIRETO DA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

O Método Direto, que também é conhecido como a abordagem das contas T (T Account Approach), consiste em classificar os recebimentos e pagamentos de uma empresa utilizando as partidas dobradas. A vantagem desse método é que permite gerar informações com base em critérios técnicos, eliminando, assim, qualquer interferência da legislação fiscal.

Um exemplo:

A Delta Veículos Ltda. é uma concessionária de veículos recém constituída. No primeiro mês de atividade, ocorreram os seguintes pagamentos e recebimentos:

Os sócios da empresa integralizam o capital no valor de $ 5000.000,00

A empresa adquire a vista móveis e utensílios no valor de $ 1000.000,00 e máquinas e ferramentas no valor de $ 200.000,00

Pagamento à montadora pela compra de veículos no valor de $ 600.000,00

Recebimento de clientes pela venda de veículos no valor de $ 560.000,00

Pagamento do aluguel da loja no valor de $ 40.000,00

Pagamento de salários a funcionários no valor de $ 50.000,00

Os lançamentos a débito e a crédito que acabamos de efetuar são mostrados a seguir nos razonetes (razão simplificados). Os débitos são mostrados do lado esquerdo das contas e os créditos no lado direito. A diferença entre os débitos e os créditos representa o saldo de cada conta.

Por esse relatório, podemos perceber que no primeiro mês de atividades a empresa pagou mais do que recebeu no Operacional. Isso costuma ocorrer em início de atividade. Em regra geral, no entanto, é que os recebimentos operacionais superem os pagamentos operacionais. Essa é a condição para que a empresa sobreviva e ganhe dinheiro.

O grupo Investimentos consumiu $ 300 mil. Como regra geral, esse é o grupo que só consome dinheiro, mas esse dinheiro precisa ser investido para que a empresa possa operar.

O grupo Financiamentos gerou entradas de $ 500 mil. O comportamento deste grupo varia ao longo do tempo. Há períodos em que gera caixa, como na integralização de capital por parte dos sócios, ou na obtenção de empréstimos e financiamentos, e há períodos em que consome caixa, como na amortização de empréstimos e financiamentos ou nos pagamentos de dividendos.

Caixa líquido do período é o somatório de Operacional (130.000,00), Investimentos (300.000,00) e Financiamentos 500.000,00. No período analisado, entrou mais do que saiu do Caixa $ 70.000,00.

Uma das vantagens desse demonstrativo é facilitar a administração financeira das empresas. Com ele podemos saber se os problemas financeiros têm origem no Operacional, no Investimentos, no Financiamentos, ou ainda numa combinação dos três grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com