TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOLDE

Projeto de pesquisa: MOLDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Assim como em outros processos de usinagem, no fresamento a remoção de material e a geração da superfície usinada ocorrem em decorrência do movimento relativo entre peça e ferramenta. Há dois movimentos a considerar, o de rotação da ferramenta e o de avanço da peça. Em determinados casos, a ferramenta também pode realizar os dois movimentos.

A variedade de tipos de máquinas, a flexibilidade destas e a diversidade de tipos de ferramentas tornam o fresamento de larga aplicação para a usinagem de peças. Suas vantagens são encontradas na variedade de formas e superfícies que podem ser geradas, na qualidade do acabamento da superfície usinada e nas altas taxas de remoção de cavaco.

No fresamento, o processo de corte é intermitente e o cavaco possui uma espessura variável. A cada revolução da ferramenta, cada um dos seus gumes remove uma certa quantidade de material da peça.

As ferramentas de fresar são denominadas fresas e geralmente são providas de vários gumes dispostos ao redor do seu eixo de rotação. As máquinas-ferramenta que realizam o processo de fresamento são denominadas fresadoras. Elas são construídas de modo a assegurar os movimentos necessários para a remoção do cavaco e para a geração da superfície usinada

Este experimento consiste na análise comparativa da influência do avanço, da profundidade e da velocidade de corte sobre alguns fatores relevantes que dizem respeito ao conjunto máquina-ferramenta e à qualidade da peça. Salienta, inclusive, a relação dos mesmos no processo de formação do cavaco. Para tal, tem-se como fatores importantes: esforços de corte e a rugosidade.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FRESAMENTO

Fresamento é um processo de usinagem no qual a remoção de material da peça se realiza de modo intermitente, pelo movimento rotativo da ferramenta, geralmente multicortante (isto é, com múltiplos dentes de corte), gerando-se superfícies de mais variadas formas, peça-ferramenta podem assumir movimentos relativos, independentes ou combinados, permitindo a realização de uma ampla variedade de operações, gerando superfícies planas ou curvas, ranhuras, ressaltos, roscas, engrenagem e outras configurações.

As vantagens do processo residem na variedade de forma que podem ser produzidas, na qualidade dos acabamentos superficiais, nas altas taxas de remoção de cavacos (alta produtividade) e na disponibilidade de ampla variedade de ferramentas, que podem ser construídas ou associadas para produzir superfícies bastante complexas (BONDUELLE, 1998).

As fresadoras são máquinas operatrizes destinadas a usinagem de peças metálicas, mediante retirada de cavacos do material que é posto sob a ação cortante de uma ferramenta giratória (fresa) (júnior, 2003).

A operação de fresagem se efetua pela combinação dos movimentos de avanço da peça e a rotação da fresa.

Segundo a disposição dos dentes ativos da fresa classifica a operação da seguinte maneira:

- fresamento tangencial: o eixo da fresa é paralelo à superfície usinada

- fresamento frontal: o eixo da fresa é perpendicular à superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com