TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOMENTO DO CARVÃO

Resenha: MOMENTO DO CARVÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Resenha  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  217 Visualizações

MOMENTO ANGULAR

Para enunciar um importante teorema devemos antes definir o que é o Momento Angular de um corpo. O momento angular baricentral (LG) de um corpo em movimento plano é igual ao produto do momento de inércia em relação a um eixo pelo baricentro pela velocidade angular do corpo. Chamando o momento Angular de LG temos a definição LG = JG x w. O momento de inércia é uma constante do corpo, desde que ele seja rígido.

TEOREMA DO MOMENTO ANGULAR: A variação na unidade de tempo do momento angular baricentral de um corpo é igual ao momento resultante de todas as forças aplicadas ao corpo em relação ao baricentro.

Este teorema se exprime pela relação JG x a = soma dos momentos de todas as forças em relação ao baricentro = MG. A variação na unidade de tempo da velocidade angular w de um corpo é sua aceleração angular a. Ele é utilizado intensamente no Laboratório Virtual, principalmente em experimentos que envolvem rotação de corpos.

Os teoremas do baricentro e do momento angular são os mais importantes na dinâmica dos corpos.

[ topo ]

DINÂMICA DE CORPOS EM TRANSLAÇÃO.

Quando um corpo realiza movimento de translação o estudo depende apenas do movimento de seu baricentro, aplicando-se o teorema correspondente. Como exemplo simples considere-se um bloco homogêneo de massa M apoiado sem atrito sobre uma mesa horizontal e ao qual se aplica uma força horizontal, conforme a Figura 5.4.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com