TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMENTE ACELERADO

Trabalho Universitário: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMENTE ACELERADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO

NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – NCET

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DQUI

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMENTE ACELERADO

Docente: Prof º. Dr. Judes Gonçalves Santos

Discentes:

Porto Velho – RO

Agosto/2013

OBJETIVOS

Pretende-se estudar o movimento retilíneo uniformemente acelerado medindo o tempo gasto por um objeto que desliza sobre um plano inclinado em movimento retilíneo uniforme utilizando uma esfera de metal em um tubo contendo líquido viscoso. Construir e analisar gráficos de grandezas físicas v e t, onde t e v representam tempo e velocidade respectivamente.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Nesta prática propõe-se analisar o Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado (MRUA), onde a aceleração escalar é uma constante diferente de zero e a velocidade escalar varia uniformemente com o tempo. O estudo do movimento mecânico, aqui, é restrito à cinemática, ou seja, não é necessário conhecer as relações do movimento com as forças a ele associadas.

Cinemática é a parte da mecânica que estuda e descreve os movimentos sem se preocupar com as suas causas. É comum, ao estudarmos o movimento de um corpo qualquer, tratá-lo como uma partícula, ou seja, todas as partes dele se movem na mesma direção e com a mesma velocidade. Todos os corpos que conhecemos estão em movimento, mesmo os que aparentam estar em repouso, pois estão em movimento em relação a algum outro corpo ou ponto do espaço. Sendo assim, a existência do movimento fica condicionada à variação da posição entre o referencial e a partícula analisada. Quando a posição de uma partícula varia em relação a um dado referencial, no decurso de um intervalo de tempo qualquer, diz-se que há movimento. Por outro lado, se a posição de uma partícula não varia em relação a um referencial, durante um intervalo de tempo, diz-se que essa partícula está em repouso. Então, considerando o movimento em apenas uma dimensão (unidimensional), devemos definir um sistema de referência (eixo x). Dessa maneira, podemos definir algumas grandezas físicas como: o deslocamento, a velocidade e a aceleração. As quais são todas grandezas vetoriais, ou seja, possuem módulo, direção e sentido.

Deslocamento: é quando uma partícula, em um intervalo de tempo, muda sua posição. Assim, se uma partícula - num primeiro instante - está na posição 1, e já – e num segundo instante - está na posição 2, à medida do deslocamento é dado por:

∆X= X2-X1

Velocidade: indica a rapidez com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com