TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos da Terra: rotação, tradução e época do ano

Seminário: Movimentos da Terra: rotação, tradução e época do ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Seminário  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Movimentos da Terra: Rotação, translação e estações do ano

A Terra se movimenta no espaço. Como exemplo de movimentos da Terra no espaço, podemos citar o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no nosso dia a dia.

O movimento de rotação é aquele que a Terra faz ao girar em torno do seu próprio eixo. Esse movimento é realizado de oeste para leste e tem duração aproximadamente de 24 horas. É graças a ele que existe o dia e a noite, uma vez que o movimento rotativo expõe gradativamente partes do planeta ao Sol, na mesma medida em que oculta as partes que lhes são opostas.

A rotação da Terra provoca a impressão de que o Sol se movimenta de leste (nascente) para oeste (poente). Essa ilusão é conhecida como Movimento Aparente do Sol (MAS). É aparente, como já dissemos, porque não é o Sol que se movimenta, mas a Terra.

Translação e as quatro estações

Já o movimento de translação é aquele que a Terra faz girando ao redor do Sol, de oeste para leste. Esse percurso ou órbita tem uma forma elíptica e dura 365 dias, cinco horas e 49 minutos e dois segundos, ou seja, um ano. É o movimento de translação da Terra o responsável tanto pelas estações do ano, quanto pelo ano bissexto.

As estações do ano decorrem durante cerca de três meses, nos quais as diferentes regiões da Terra recebem menor ou maior quantidade de irradiação solar, de acordo com a inclinação do planeta em sua órbita ao redor do Sol. Toma-se como ponto de referência a linha do Equador para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre.

As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam o tipo de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul). Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.

Durante o inverno, as noites são tanto mais longas, quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas abaixarem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos, quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.

Devagar e sempre

Mas as estações do ano não mudam de maneira brusca e sim de uma forma gradativa, enquanto se desenrola a translação da Terra em volta do Sol. Assim, durante o outono, as temperaturas tendem a diminuir à medida que o inverno se aproxima. Já na primavera, as temperaturas vão se elevando proporcionalmente à aproximação do verão.

No hemisfério Sul, onde vivemos, a incidência dos raios solares é maior sobre o trópico de Capricórnio entre 21 de dezembro e 21 de março, ocasionando o verão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com