TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MTST - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

TAREFA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE II

O movimento social escolhido para a presente tarefa foi o MTST – Movimento dos Trabalhadores sem Teto. O movimento foi criado em 1997 após uma marcha nacional do MST ocorrida naquele ano e que passou por grandes cidades urbanizadas desordenadamente que reforçavam e aumentavam a desigualdade social de seus habitantes, principalmente a maioria dos trabalhadores que são relegados às periferias se mantendo à margem e sem estrutura ou serviços de qualidade.

Postado em 14 Nov 2014 por : Kiko Nogueirahttp://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-da-mais-para-empurrar-com-a-barriga-como-foi-a-manifestacao-do-mtst-na-paulista/protesto-mtst/

Tem tanto características de movimento social de classe trabalhadora quanto social libertário nacional, popular e de cidadania. O campo de atuação do MTST são as grandes cidades. Tem por objetivo a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias através de melhores condições de moradia. Sua forma de ação mais conhecida é a ocupação de território, sejam prédios públicos ou privados e áreas ociosas.

A luta é por condições dignas de vida e moradia. O MTST entra em ação contra a segregação dos trabalhadores e se posiciona frente ao Estado para o enfrentamento a favor da grande parcela desfavorecida. As ocupações são o principal instrumento do MTST, pois assim o movimento ganha tanto visibilidade dos governantes quanto da opinião pública para as questões por eles levantadas. O movimento se coloca apartidário e combate a criação de currais eleitorais nas metrópoles, um exemplo famoso desse tipo de ação envolvendo a troca de moradia por votos se deu no imenso processo de favelização ocorrido na capital federal – As pessoas do país inteiro eram convidadas à morar em Brasília, em troca de terrenos públicos os habitantes votavam os políticos que os beneficiavam. Favores eleitorais em troca de bolsões populacionais que eram rapidamente povoados sem a menor infraestrutura, as atuais cidades satélites do Distrito Federal.

O MTST defende uma reformulação urbana como forma de melhor atender a população trabalhadora. O movimento já reúne cerca de 40 mil famílias participantes em áreas urbana ocupadas em todas as regiões do país sendo São Paulo a cidade em que mais ocorrem as ocupações. Nesta cidade também ocorre um embate entre este movimento e o MTS – Movimento dos Sem Teto de São Paulo – que geralmente tem suas ações vinculadas a crimes e facções criminosas. O MTST combate a veiculação de informação de que exista qualquer tipo de ligação entre os dois movimentos para que não haja uma marginalização de suas ocupações.

Os enfrentamentos e as reintegrações nem sempre são pacíficas. Em 2013 houve a maior mobilização do MTST que abrangeu 7 Estados. Em São Paulo a principal reivindicação era pela transformação das áreas ocupadas em ZEI's – Zonas Especiais de Interesse Social- e que sejam revertidas em moradias dignas para os trabalhadores. Durante esta mobilização no despejo das famílias ocupantes das áreas públicas houve um enfrentamento corporal com a Guarda Municipal de São Paulo, a GCM. Foram divulgados que alguns guardas ficaram feridos, sem dar números de feridos no outro lado da ação, o que faz transparecer a má fé e imparcialidade por parte da imprensa e do próprio Estado com o intuito de denegrir a imagem do movimento e suas ações perante a sociedade.

http://exame.abril.com.br/brasil/movimento-nao-e-contra-o-governo-mas-por-moradia-diz-mtst/

A maior ocupação registrada do MTST é a comunidade Nova Palestina, conhecida como cidade dos sem-teto, em São Paulo. Desde 29 de novembro de 2013 cerca de 8 (oito) mil famílias acamparam em uma área da zona sul de São Paulo e reivindicam a posse do terreno particular para a construção de moradias dignas. Em suas ocupações o MTST conta com o apoio de outras organizações sociais como ONG's, pastorais, arquidioceses, anônimos, políticos e todos aqueles que sejam sensibilizados pela situação precária e injusta em que os trabalhadores e suas famílias são expostos em busca por direitos e moradias.

O MTST tem toda uma estrutura político organizativa. Em sua Cartilha de Princípios explica como o movimento funciona, em que é baseado, quais seus objetivos. Quais são suas linhas e ideopolíticas deixando claro ser um movimento com fundamentos socialistas e que atuam contra o capital e tudo mais que o sistema econômico, político e social gera quando se trata da realidade da maioria dos trabalhadores relegados à pobreza e marginalidade com o respaldo dos governos.

Faz uso de intervenções, paralizações de vias públicas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com