TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO

Por:   •  7/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

EMEFM PROFESSOR DERVILLE ALLEGRETTI

ENSINO MÉDIO

IZABELLA LIMA DE MELO N°14 3EMD

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO

SÃO PAULO

NOVEMBRO DE 2019

IZABELLA LIMA DE MELO N°14 3EMD

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO

                   Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia

        como parte da avaliação do 4° Bimestre.

   Professor orientador: Felipe Gonçalves

SÃO PAULO

NOVEMBRO DE 2019

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO:

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), surgiu no Brasil em 1997, conseguindo visibilidade na segunda década do século XXI. Sua origem está interligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MTS), movimento camponês que tinha como objetivo realizar uma reforma agrária para melhorar as condições de vida no campo. Já os trabalhadores sem teto reivindicam e lutam pelo direito constitucional de uma moradia digna.

Este movimento social protesta contra a desigualdade habitacional nas cidades, onde poucas pessoas possuem mais de um imóvel enquanto muitas estão sem teto e ele se sustenta a partir de estimativas alarmantes, pois uma pesquisa revelou que, por volta de seis milhões de famílias brasileiras, não possuem qualquer tipo de acesso à moradia, ou seja, a habitação precária e a coabitação familiar são, sim, um grave problema. Sendo abusivo o preço dos alugueis, que chegam a ultrapassar os 30% da renda familiar, assim, o preço abusivo praticado pelo mercado, sem qualquer verificação do Estado, contribui ainda mais para essa situação. Segundo o MTST, o Estado deveria intervir para fiscalizar situações alarmantes e abusivas, já que a Constituição também afirma que todo cidadão tem direito à um salário mínimo que seja suficiente para garantir sua moradia.

As Atuações do MTST consistem em manifestações e ocupações de imóveis que se encontram em situações de irregularidade, com o intuito de mobilizar e pressionar as autoridades pela desapropriação desses imóveis (a desapropriação ocorre quando a justiça pública considera que uma propriedade de terra está irregular e, por isso, o proprietário perde a o direito de propriedade sobre a terra).

Portanto, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto é tradicional pois busca transformação na estrutura econômica e social para superar as condições de opressão da classe trabalhadora, tanto no campo quanto na cidade, lutando por redistribuição, igualdade material, onde todos possam ter uma moradia digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com