TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconômica

Seminário: Macroeconômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Seminário  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

1. De acordo com o conteúdo apresentado nesta unidade de aprendizagem referente à Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2.0 pontos)

a) (V) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual a Investimento (I).

b) (F) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra, o que deve ocorrer em longo prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresente real aumento da renda da população, está interligada ao crescimento econômico do país, ou seja, somente ocorrerá aumento de renda se ocorrer aumento real da economia é considerada uma questão conjuntural.

Justificativa: O nível de emprego e estabilidade de preços são questões conjunturais, dependem uma da outra, onde o sucesso de uma depende do sucesso da outra, o que deve ocorrer em curto prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresenta real aumento da renda da população está interligada ao aumento econômico do país, o que é considerada uma questão estrutural e não conjuntural, como afirma a sentença acima.

c) (V) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo.

d) (V) No Sistema de Contas Nacionais, o registro contábil é efetuado através do método das partidas dobradas, de tal maneira, que os agregados são apresentados duas vezes: a débito de uma conta e a crédito de outra.

2. Mostre como a oferta de moeda e a taxa de juros seriam afetadas por cada uma das seguintes mudanças: (3.0 pontos)

a) aumento do percentual dos depósitos compulsórios.

b) venda de títulos no mercado aberto pelo Banco Central.

Resposta:

a) O BC tem a escolha de reduzir ou aumentar os valores do compulsório, sendo que ao aumentar, os bancos ficam com menos capital (oferta de moeda diminui) disponível para investir por meio de empréstimo aos seus clientes. Com menos dinheiro disponível, os bancos geralmente aumentam seus juros.

b) Se o BC resolver vender títulos no mercado aberto, entregará os títulos e receberá dinheiro, diminuindo a quantidade de moeda circulante. Haverá um aumento na taxa de juros.

3. De acordo com o conteúdo apresentado nesta unidade de aprendizagem referente à formação dos agregados macroeconômicos, apresente a resolução, no que diz respeito ao valor da Renda Pessoa Disponível, da situação exposta a seguir (3,0 pontos)

Em um determinado exercício de X1, o sistema econômico de Modelópolis, apresentou os seguintes valores referentes aos componentes do cálculo dos agregados macroeconômicos, em $:

- Impostos Indiretos $ 40,00; Subsídios $ 60,00; Depreciação $ 90,00; PIBpm $ 5.000,00; Renda enviada ao exterior $ 120,00; Renda recebida do exterior $ 300,00; Lucros retidos pelas empresas $ 250,00; Impostos diretos das empresas $ 300,00; Contribuições pagas à previdência $ 400,00; Transferências do governo $ 1.000,00; Impostos diretos das pessoas $ 200,00.

Resposta: PIB - RENDA ENVIADA P/ EXTERIOR = PNB

PNB – DEPRECIAÇÃO = PNL

PNL –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com