TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

GLEITON LIMA; GIANE ALBIAZZETTI; ROSANE MALVEZZI; RODRIGO TRIGUEIRO.

MANIFESTAÇÃO DE RUAS

VITÓRIA DA CONQUISTA

 2014

ANDRESSA BOTELHO RIBEIRO.

MANIFESTAÇÃO DE RUAS

Trabalho de manifestação de ruas apresentado á Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do I semestre na disciplina de Formação Social, Histórica e Política do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; Metodologia Cientifica.

Orientador: Prof. Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.

VITÓRIA DA CONQUISTA

 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................05

        2.1 Demandas políticas.......................................................................07

3 CONCLUSÃO.............................................................................................10

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................11


1 INTRODUÇÃO

        O ano de 2013 entrou para a história do país. Em junho, uma série de reivindicações levou ás ruas centenas de pessoas, praticamente de todos os estados do Brasil. As manifestações foram feitas contra o aumento das tarifas de transporte público, contra a corrupção e muitos protestos em prol da saúde, educação, a favor de reformas estatuárias, enfim os brasileiros não se intimidaram e foram á luta fazer valer os direitos de todo o povo brasileiro.

         Inicialmente, tudo começou, com o aumento das passagens de ônibus em várias cidades do estado, o qual resultou a indignação da população, pelo fato de muitos transportes públicos estarem em péssima má qualidade de estado e com superlotação de passageiros. Nunca se viu tanta gente na rua, a internet por meio das redes sociais, foi a principal plataforma de comunicação utilizada pela população em organizar as manifestações. No ponto de chegada, as manifestações introduziram o tema da corrupção política e a recusa dos partidos políticos. Sabe-se que o MPL (Movimento Passe Livre) é constituído por militantes de vários partidos de esquerda e, para assegurar a unidade do movimento, evitou a referência dos partidos de origem.  Com relação às medidas tomadas pelos manifestantes contra os abusos de poder, o governo terá mais disposição para ouvir os cidadãos, que evidentemente depois de tantos protestos vai caminhar para melhoria do país. O Transporte, certamente vai encontrar meios de ser mais bem tratado, com mais controle social e participação dos usuários.


2 DESENVOLVIMENTO

        Em junho de 2013 o Brasil foi alvo de muitos protestos contra o aumento de R$ 0,20 das tarifas de transporte público, que resultou em grandes manifestações no inicio do mês em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, levando todo apoio popular por todo o país após a forte repressão dos policiais militares e estaduais contra as passeatas. Atos semelhantes consequentemente começaram a se espalhar em diversas cidades do Brasil e do exterior em apoio aos protestos, passando a abordar uma grande variedade de temas, como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade de serviços públicos e a indagação com a corrupção política em geral. Entretanto estas manifestações populares foram à gota d’ água para que a população se revoltasse contra o abuso de poder dos estados governamentais e a violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fosse ás ruas para garantir os direitos de livre manifestação, além de ser a maior mobilização que o país na teve na história.

        Com relação aos protestos de junho obtiveram duas fases distintas, mas ambas organizadas através da rede social Facebook, Twitter e pelo Movimento Passe Livre (MPL). A primeira fase não obtém um apoio da mídia e há pouca participação da população, além de muitos conflitos violentos entre manifestantes e militares a atenção é toda para o aumento das tarifas de transporte público. A segunda fase já ocorre um grande envolvimento da mídia e da participação popular, além da aceitação de uma parcela maior da população, existem menos repressões policiais e atendimento de exigências quanto ao transporte. Em nota pública, o Movimento Nacional de Direitos Humanos, ”saúda a vitoria conquistada em todo o Brasil pela redução das tarifas de transporte, conduzida pelo Movimento Passe Livre”. As primeiras manifestações sobre o tema ocorreram no dia 27 de agosto de 2012, quando a prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte anunciou o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus, com essa insatisfação causou muitas revoltas pelos manifestantes para além das tarifas de ônibus.

Fazendo uma retrospectiva histórica, pode-se perceber que na história brasileira algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas num mesmo objetivo. Em 1992 grandes manifestações ocorreram nas ruas do Brasil pedindo o impeachment (processo de cassação de mandato do chefe do poder executivo, pelo congresso nacional ou pelas câmeras municipais) do ex Presidente Fernando Collor. Frente a forte os indícios de corrupção em seu governo, a juventude pedia a saída do Presidente. Esses jovens ficaram conhecidos como “Caras Pintadas”, pelo fato de pintarem seus rostos pequenas faixas com as cores da bandeira do Brasil. Após forte pressão popular, Collor pediu a renúncia do cargo, assumindo em seu lugar o Vice Presidente Itamar Franco. Os manifestantes não conseguindo o objetivo proporcionaram um debate sobre a situação política do país que gerou a participação de um grande número de pessoas com a campanha “Diretas Já” que foi um movimento político e democrático iniciada a parti de 1983. O objetivo do movimento era a aprovação de uma lei que possibilitasse a eleição direta para o Presidente da República. Nessa época o país ainda vivia os seus últimos anos na Ditadura civil - Militar o que dificultou que milhares de pessoas pudessem ir às ruas para participar de comícios e exigir pelos direitos. Estes movimentos podem ter ocorrido, no entanto o povo brasileiro muita das vezes se contenta com a situação que vive, pensando que a situação é desta forma e que nunca vai mudar. Só que este mesmo povo passivo, em alguns casos, também se revolta e consegue obter resultados. Nas manifestações a força do povo conseguiu que a PEC 37 (Proposta de emenda á constituição) que dar o poder exclusivo á policia para realizar investigações criminais e retirando essa possibilidade do Ministério Público fosse rejeitada, essa emenda foi apresentada em 2011 pelo Deputado Lourival Mendes (PT do B-MA), com argumento de que investigações próprias do Ministério Público ferem os direitos dos investigados por não terem regras claras e acesso aos autos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com