TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento do Programa Bolsa Familia

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

MODULO III

ATIVIDADE 4 – ATIVIDADE DE REFLEXÃO-AÇÃO

Andressa Padovani Rafael de Milani

        Para a realização desta atividade foram realizadas outras três, que juntas serão as responsáveis pelo desenvolvimento deste trabalho.

        A primeira atividade consistiu no diagnostico dos sujeitos de uma escola da cidade de Santa Mônica. Na segunda atividade foi o momento de descrever a escola onde os sujeitos estavam inseridos. Para a terceira atividade foi necessário descrever o contexto onde a escola está inserida.

        A escola investiga foi a Escola Municipal Felinda Volpon – EIEF, situada na região urbana do município de Santa Mônica, a única escola que oferta Educação Infantil – 4 ano a 5 anos e 11 meses e Ensino Fundamental – anos iniciais, no município, pois a outra escola municipal está situada no Distrito de Aparecida do Ivaí, a 7 km de distancia.         Escolhi esta escola por pertencer a rede municipal de ensino, onde estou trabalhando atualmente.  

        Como foi investigado na primeira atividade, a escola possui 221 alunos matriculados, sendo que 56 participam do Programa Bolsa Família. A maioria dos alunos moram próximo a escola e os que moram em área rural utilizam transporte escola. A escola não muito grande e por não possuir mais espaço físico não oferta atividades em tempo integral. Pude observar que os pais dos alunos trabalham, em sua maioria, com atividades braçais e a religião Católica prevalece entre as famílias da comunidade. Também percebi que existe um bom relacionamento entre os funcionários da escola e os alunos da mesma.

        Aproveitando o tempo que a direção da escola supracitada disponibilizou para a investigação dos sujeitos, apureis os dados necessários para a elaboração da segunda atividade. Nesta etapa foi o momento de descrever a escola selecionada. Foi possível constatar que a escola não é muito grande, porem possui todos os espaços necessários para uma adequada oferta educacional. Segundo a direção, existem muitos planos e sonhos para que a escola possa ser modelo educacional, mas o pouco espaço físico, a falta de recursos, profissionais e apoio dos pais impedem a realização dos mesmos.

        Posteriormente, na terceira atividade, realizei um diagnostico do contexto onde a escola está inserida (bairro/comunidade). Por se tratar de uma cidade pequena, tudo está muito próximo da escola, como o posto de saúde, escola especial, escola estadual, campo de futebol, ginásio de esporte, biblioteca, projetos assistenciais, certa de uma a três quadras de distancia da escola Felinda Volpon. Infelizmente, não existem espaços culturais e de lazer na cidade.

        Ao realizar estas atividades, pude obter os conhecimentos necessários para a construção desta reflexão-ação. Notei que a Escola Municipal Felinda Volpon – EIEF é bem organizada, aproveita seus espaço, da condições aos alunos para utiliza-los e acolhe sem distinção étnica ou preconceitos todos os seus alunos. Também verifiquei um bom relacionamento com a comunidade e com as outras instituições de ensino do município, e com esta existem algumas parcerias, como na realização de festas para as crianças e eventos educacionais que envolvem a participação dos pais de alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com